Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Expedição “Caminho do Coração da América” passa por Rio Branco

ExpediçãoUm grupo de amigos da cidade de Jaciara, no Mato Grosso, iniciou uma expedição chamada “Caminho do Coração da América”. O nome se dá por conta de Cuiabá, capital do MT, ser o centro geodésico da América do Sul. Durante 15 dias eles irão fazer uma rota de mais de 7500 km passando por Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Bolívia e Peru.

Segundo Fábio Moura de Almeida, responsável pela expedição, paisagens e locais serão conhecidos pelos viajantes. “Essa expedição surgiu com o intuito principal de conhecer não só os Estados, mas as riquezas naturais, cultura. É um turismo cultural, que visa trazer conhecimentos e nos aventurar também”.

Além dos aventureiros, a equipe da TV Cidade, filiada do SBT de Jaciara está acompanhando a expedição para cobrir e mostrar cada lugar visitado. “Estamos em quatro motocicletas e com um carro de apoio, que está trazendo a equipe de reportagem da nossa cidade para fazer a cobertura completa da expedição, com o objetivo de exibir, ao final, todo esse material na TV local e produzir um DVD para ser comercializado e distribuído na região. Estamos recebendo o apoio da Secretaria de Turismo do Estado de Mato Grosso, de alguns órgãos públicos da nossa cidade, da Secretaria de Cuiabá, de empresários e patrocinadores”, disse Fábio.

Ao chegar à capital, o grupo ficou impressionado com a cidade e com a população. Imaginavam algo diferente. “É a primeira vez que estamos fazendo a expedição em grupo e que estamos visitando o Acre. Ficamos impressionados com o desenvolvimento, com as belezas naturais e com a receptividade. O povo acreano é muito bacana, tem um calor humano muito forte e estamos felizes com isso”.

Ilmara Lima, Secretária de Turismo e Lazer do Acre, explicou que o turismo local vem sendo desenvolvido com o funcionamento da Estrada Interoceânica, atraindo visitantes. “Várias áreas econômicas são incentivadas pelo turismo como o entretenimento, gastronomia, hotelaria, comércio geral, experiências histórico-culturais nos museus e galerias, além do artesanato acreano, que está em franco crescimento”.

A secretária ressaltou também sobre a importância do turismo na região. “Para nós acreanos é uma honra receber diariamente visitantes vindo de todas as partes do mundo, sobretudo do nosso país, para conhecer as nossas belezas naturais e o verdadeiro potencial do Acre no ecoturismo e turismo de aventura, realizado com responsabilidade ambiental, disseminando um estilo de vida sustentável”.

O grupo já passou por Cuiabá, Cáceres e Pontes Lacerda, no Mato Grosso; Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste em Rondônia. Ontem chegaram à Rio Branco e hoje segue para a cidade de Porto Maldonado, no Peru.

Sair da versão mobile