Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fiscalização eletrônica vai voltar a partir do próximo mês em Rio Branco

EletronicaA fiscalização eletrônica voltará a ser instalada em vários pontos da Capital, a partir do mês de junho. A medida faz parte do programa de conscientização e educação no trânsito realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC).

Segundo Sawana Carvalho, diretora da autarquia, aos poucos os radares serão instalados. “Iremos voltar com a fiscalização eletrônica na cidade de Rio Branco pausadamente. Vamos trabalhar com 16 pontos. Eles não serão ligados de uma vez só porque nós dependemos da parceria do Inmetro na aferição destes equipamentos”.

Pontos de maior fluxo de veículos e índices de acidentes receberão a fiscalização. “Trabalhamos o mapeamento dos pontos onde os radares serão instalados. Passamos o ano passado inteiro observando a necessidade de como agir em cada local, para reduzir a violência no trânsito. Estamos mapeando os pontos de parada sobre a faixa, avanço de semáforo e a velocidade. Vias como a Avenida Ceará, Getúlio Vargas, Chico Mendes terão a fiscalização, pois há um grande fluxo e números de acidentes nelas”, disse a diretora.

Sawana explicou que os pontos móveis não irão ser instalados e o condutor irá visualizar onde existem os radares. “Hoje, o Detran, PM e a Rbtrans trabalham em conjunto. O trânsito não é para penalizar. É para educar. A fiscalização eletrônica é a mais ágil e barata que tem para o poder público. Vamos trabalhar apenas com pontos fixos. Não haverá mais o móvel. Placas irão avisar ao condutor onde há a fiscalização”.

Ao passar pelos radares, os veículos serão identificados pelo sistema de leitura de placa. “Os radares têm uma alta tecnologia e fazem a leitura da placa. Se o veículo tiver queixa de roubo e furto junto ao sistema de cadastro de veículos nacional, será detectado na central e encaminhado à polícia”, finalizou Sawana.

Sair da versão mobile