Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Flores para todas as mães

Flores que elas merecem, assim a semana do Dia das Mães é marcada por mais uma Feira de Flores e Mudas que começou na quinta-feira e vai até domingo (13/05) oferecendo ótimas opções de presentes a quem queira embelezar mais a vida as mamães. A feira é um dos dois eventos desta categoria que acontece todos os anos como uma realização da administração do Parque da Maternidade.
feira das flores
Além das orquídeas, rosas e folhagens alegres, um dos destaques desta 18ª Feira de Flores e Mudas é que a grande maioria das plantas, artesanatos e alimentos que estão sendo comercializados na feira são cultivados pelas mulheres floricultoras de Rio Branco que recebem apoio e orientação do projeto do Sebrae para a Fortificação da Floricultura no Baixo Acre.
 
Destaca-se na feira o trabalho da Associação Florescer que está em fase de transição para se transformar em cooperativa e que reúne núcleos de floricultura que estão espalhados pela periferia urbana e rural da grande Rio Branco. A floricultora Maristela Ferreira de Oliveira, uma das fundadoras da associação lembra que: “Tudo começou em 2006 quando a prefeitura realizou cursos de floricultura comunitária, ali aprendemos técnicas básicas para a produção de mudas e flores e começamos a selecionar as variedades de maior interesse dos nossos clientes, então recebemos apoio do Sebrae que estava organizando o projeto Estrurante Floricultura da Amazônia. Em 2007 formamos os primeiros núcleos de floricultura e em 2009 nasceu nossa associação que continua crescendo pela formação de novos núcleos e o resultado de todo esse trabalho que floresce mais e mais pode ser visto por todos que vistam esta feira”.
 
Maristela explicou que sobrevive da venda de flores que hoje envolve também seu pai e seu esposo animados com os resultados alcançados por ela. Já Alcenira Almeida que atua como secretária da Associação Florescer explicou que: “A Feira das flores do Dia das mães é a melhor ocasião do ano para fazermos negócio, depois vem a feira que realizamos em setembro e nossa participação na Expoacre, mas as vendas continuam o ano inteiro e estão crescendo. Desde 2009 mantemos um posto de venda permanente no mercado Elias Mansour, também temos um caminhão que faz a venda itinerante em diferentes pontos da cidade, no ano passado montamos a Butique das Flores que funciona no mercado dos Colonos, em frente à praça dos catraieiros. Conseguimos tudo isso com nosso trabalho apoiados pela prefeitura, governo do Estado e o Sebrae!”
 
Conquistando mercado – Franciney Santos é o gestor do projeto de Fortalecimento da Floricultura no Baixo Acre, pelo Sebrae, que destaca os resultados positivos dessa nova atividade econômica no Estado. “Neste projeto nós estamos trabalhando com 33 produtores de flores e folhas, o interessante é que 95% deles são mulheres e todos integrantes da Associação Florescer. Nesta fase estamos trabalhando focados na busca de mercado para sua produção e na disseminação dos conhecimentos entre as associadas. Essa estratégia vem funcionando muito bem, tanto que a meta de crescimento de 45% . (Ascom Sebrae)

Sair da versão mobile