Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

INCA aponta que 37% dos casos de câncer do país previstos para esse ano são relacionados ao tabagismo

O Dia Mundial Sem Tabaco de 2012, no Brasil, será marcado pelo tema “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”. O mote foi adaptado da proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a realidade do país enfocando os danos causados pela cadeia de produção do tabaco e os malefícios à saúde da população. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão veiculado ao Ministério da Saúde, em recorte especial das estimativas de câncer para 2012, aponta que 37% dos casos da doença podem estar relacionados ao tabagismo.
 
Apesar de ser a primeira vez que o país registra menos de 15% na prevalência de fumantes, de acordo com as informações do Vigitel (pesquisa telefônica do Ministério da Saúde), o INCA alerta para os percentuais estimados de casos novos de câncer tabaco-relacionados para esse ano.
 
“O país já alcançou muitos avanços na luta contra o tabagismo, mas o número de casos novos relacionados ao fumo é preocupante. É preciso regulamentar definitivamente a lei dos ambientes 100% livres do tabaco e dar mais um grande passo em prol da saúde dos brasileiros”, diz o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini.
 
Quando avaliados por região, os percentuais dos cânceres causados pelo tabaco, comparados com todos os casos novos para esse ano, ficam em 45 %, nas mulheres e 34% nos homens do Norte do país; 43% no sexo masculino e 35% no feminino do Sudeste; 40% nas mulheres e 35% nos homens do Centro-Oeste e, 35% do sexo masculino e 40% do feminino na Região Centro-Oeste do país. (Globo.com)

Sair da versão mobile