Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Justiça expede mandado de desocupação da Funai

Indios2305Os indígenas que ocuparam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) tem até a próxima segunda-feira (28) para deixar o local. Eles receberam um mandado expedido pelo Ministério Público Federal no dia 17, onde foi notificado que os ocupantes têm 10 dias para sair voluntariamente da instituição.

Até o momento, não houve nenhuma negociação. O mandado, assinado pela juíza federal substituta da 3ª Vara, Luciana Raquel Tolentino de Moura, informava que eles invadiram o órgão indevidamente e sem motivos, disse Ninawá Hunikui, líder indígena. “Estamos com mais de uma semana aqui e até o momento a Funai se recusa a dialogar com a gente, tanto a regional quanto a de Brasília. Já fizemos várias ligações e comunicados. Estamos aguardando ainda. Na última sexta-feira tiraram a segurança daqui por ordem da Ivanizia (coordenadora do órgão), nenhum fun-cionário está trabalhando”.

Os índios estão com dificuldades na questão da alimentação. Também falta água no local. “Estamos recebendo algumas doações porque não temos alimentos. Estamos passando por um momento delicado, ninguém está nos dando assistência. Pedimos que quem puder nos ajudar, mande alimentos e água”, explicou Ninawá.

Ninawá afirmou que eles não irão sair da sede da Funai. “Estamos aguardando mais indígenas chegarem aqui. Hoje mais de 80 estão aqui na fundação. Só iremos sair daqui após a negociação. Nós já decidimos que não vamos sair. Se quiserem matar ou bater, estamos dispostos a resolver nossos problemas, queremos uma solução. Só saímos se houver a exoneração da Ivanizia e quando propostas sejam apresentadas”.

Sair da versão mobile