Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministra participa da 2ª Caravana de Direitos Humanos pelo Brasil, no Acre

Secretária Direitos HumanosO Acre foi o Estado escolhido para representar a região Norte na 2ª Caravana de Direitos Humanos pelo Brasil. Hoje e amanhã, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República organizou diversos eventos na Capital. A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, esteve em Rio Branco para cumprir agenda.

A campanha tem como objetivo defender e reafirmar os direitos de todos os cidadãos, explicou a ministra. “A caravana visa integrar o Brasil. Viemos valorizar as iniciativas positivas que são tomadas pela sociedade, governo estadual e prefeituras, que também movem o país a seguirmos defendendo os direitos humanos no território nacional”.

O tema dos haitianos também foi debatido durante a visita da ministra. Ela explicou que todos eles recebem o apoio devido e que é necessário encerrar a vinda deles ilegalmente. “O Governo Federal e Estadual já estão trabalhando juntos há bastante tempo com os haitianos. Todos eles que entraram pela fronteira já estão documentados e trabalhando em vários lugares do país. O Brasil tem garantia do apoio humanitário dos haitianos até pela responsabilidade das forças de paz que têm com o Haiti. É importante que, em algum momento, tenhamos um ponto final neste ingresso pela fronteira. Se continuarmos os recebendo, vamos alimentar as rotas ilegais e o tráfico de seres humanos. Não queremos estabelecer um ingresso sem critério. Queremos que eles venham por vias legais”, afirmou Maria do Rosário.

O vice-governador César Messias disse que os haitianos estão sendo acolhidos pelo governo estadual. “Essa caravana acontece no Brasil inteiro e o Acre foi contemplado por ser o Estado representante da região Norte. É bom e importante que questões sobre os direitos humanos sejam aprofundadas. A ministra está vendo de perto a situação que nós temos com os haitianos que entraram pelo Peru. Tenho certeza de que o Governo Federal está fazendo de tudo para acolher, de forma correta, aqueles que sofreram e que estão chegando aqui. Estamos agindo de modo responsável para que prejuízos não sejam trazidos tanto para o Acre quanto para o Brasil”.

Henrique Corinto, secretário estadual adjunto de Direitos Humanos, informou que as políticas públicas terão avanços após a vinda da caravana. “Temos uma oportunidade ímpar com a vinda desta caravana para o Estado. Poderemos avançar com as políticas públicas relacionadas a Direitos Humanos. Assinamos também um pacto para melhorias de acessibilidade das pessoas com deficiência. Outros eventos foram realizados, nos quais discutimos rumos e definições destas políticas”.

Sair da versão mobile