Noite de hoje terá fenômeno raro, com a lua maior e mais brilhante que o normal

Os apaixonados da cidade terão um motivo a mais para suspirar nesta noite. De acordo com o pesquisador meteorológico Davi Friale, o céu da noite e da madrugada deste sábado (5) para domingo (6) será tomado por um fenômeno raro conhecido por ‘Superlua’ ou ‘Superlua Cheia’. Na ocasião, a lua cheia poderá ganhar um tamanho 14% maior – e, dependendo do ponto de vista, ficar até 30% mais brilhante – do que o normal, devido à sua aproximação com a Terra.

Mais detalhadamente, Friale explica que a lua, em dias normais, fica a cerca de 380 mil Km de distância do planeta. Com tal fenômeno, ele conta que a lua torna-se cheia a menos de 10% do seu ponto mais próximo da Terra, ficando a apenas 355,5 mil Km de distância. Segundo Friale, o ponto máximo de aproximação da lua com a Terra (o chamado perigeu) será observado às 0h30 (meia- noite e meia) deste domingo.

“Vai ser um fenômeno bonito e bem visível para todos, porque o céu vai estar bastante estrelado hoje. E como é difícil algo assim acontecer, vale a pena conferi-lo”, comentou o pesquisador.

A última vez que a ‘Superlua’ apareceu no céu com intensidade máxima foi no dia 19 de março de 2011. No entanto, antes disso, a sua última ocorrência com força máxima havia sido em 28 de março de 1993. Com alta intensidade, o fenômeno só se repete de 18 em 18 anos. No caso da Superlua de hoje não será um fenômeno igual ao de 2011. Ainda assim, será a única do ano.    

Quatro planetas – Outra visão interessante do céu, aponta Friale, é que durante as noites deste mês será possível visualizar, a ‘olho nu’, 4 planetas. Três deles poderão ser facilmente vistos: Vênus (olhando-se para a direção do horizonte oeste); Marte (olhando-se pra cima, na direção vertical mesmo); e Saturno (olhando para a direção do horizonte leste). O quarto planeta visível será Mercúrio, que também poderá ser visto de noite, durante cerca de 15 minutos antes do nascer do sol, olhando-se para a direção leste do horizonte.   

Onda de calor – Após a frente fria desta semana, é bom os acreanos se prepararem para uma nova onda de muito calor. De acordo com Davi Friale, uma frente de calor já tomou conta do Estado e, a partir da próxima semana, a chamada ‘quentura’ deve dominar o clima local. “Altas temperaturas devem ser sentidas tanto de dia, como de noite”, adiantou Friale.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation