Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prazo para vacinação contra a gripe está chegando ao fim; baixa procura preocupa

 A campanha de vacinação contra a gripe iniciou no último dia 05 e termina no dia 25 de maio. Há um pouco mais de uma semana para o fim, a procura realizada pelo público alvo da campanha é muito baixa. A meta é vacinar cerca de 80% do público, que são as gestantes, idosos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, indígenas e trabalhadores da saúde.

 De acordo com Jorge Cunha, coordenador estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), não chega nem a metade as pessoas vacinadas. “A meta de vacinação é 109.848 pessoas aqui no Estado. Já foram vacinadas 42.392, equivalente a 38,59%. Faltam apenas 9 dias para o fim da campanha. A coordenação estadual, junto à secretaria estadual de saúde quer chamar a atenção para o público idoso, crianças e gestantes”.

 Não existem restrições para se tomar a vacina. “Há uma grande preocupação com esse público, que não está procurando se vacinar. Os profissionais dos postos de saúde informaram que os idosos estão com medo de tomar a vacina. Não há nenhuma restrição. Se as crianças estiverem resfriadas, podem tomar a vacina sem problema algum”, explicou Jorge.

 O coordenador frisou que a campanha não haverá prorrogação e que a população deve procurar unidades de saúde antes do fim do prazo. “A vacina só está disponível uma vez por ano. Quem perder essa oportunidade, somente ano que vem poderá receber a vacina. A campanha não terá prorrogação e a duração é de três semanas. Em qualquer posto de saúde a vacina está disponível. Pedimos que a população procure se imunizar”.

 Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e B.

Sair da versão mobile