Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Reunião do Enafron na Superintendência da Polícia Federal em Brasileia

 Brasiléia deve ganhar uma base fixa para a segurança de sua área de fronteira. O anúncio foi dado pelo secretário de Segurança,Reni Graebner, durante reunião da Câmara Temática de Fronteira, na sexta-feira, 11, em Brasileia. O encontro, organizado pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) do Acre contou com a participação do embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Biato, e de delegados das policias Civil e Federal, comandantes militares (PM e exército) e representantes do Ministério Público.

 A Câmara Temática da Fronteira é instituída formalmente pelo programa Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), do Governo Federal, com o objetivo de fortalecer e fiscalizar as fronteiras brasileiras, que ocupam 27% do território nacional, em 11 estados, entre os quais o Acre.

 São 150 quilômetros de largura e 16.886 quilômetros de extensão, passando por dez países. A chamada “Linha Seca”, ou seja, por via terrestre, tem 7.363 Km e por via marítima, mais 9.523 quilômetros, cortando rios, lagos e canais por entre 588 municípios, dos quais 122 municípios limítrofes. O projeto Enafron alcança diretamente 10,9 milhões de habitantes.
 
Tião Viana fará seminário para discutir desenvolvimento integrado da Pan-Amazônia

 Em comemoração ao Cinquentenário da Emancipação Política do Estado do Acre, o governador Tião Viana estará realizando entre os dias 14 e 15 de junho o “Seminário Desenvolvimento Integrado Sustentável na Pan-Amazônia Sudeste”, onde espera contar com a participação das autoridades de Pando (Bolívia), Madre de Dios, Ucayali e Arequipa (Peru). A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) é quem está articulando a participação das autoridades de segurança dos países vizinhos.

 A expectativa é de reunir governadores regionais, representantes dos poderes legislativos, entidades empresariais, empreendedores e ministros das Relações Exteriores, Transportes, Integração Nacional e Educação. Bancos de fomentos do Brasil e internacionais, como BIRD e BID.

 Segundo o secretário de Segurança Reni Graebner, “A intenção do governador Tião Viana é promover acordos e entendimentos que garantam investimentos públicos e privados na Região como meio de promoção do desenvolvimento econômico integrado das amazonas peruana, boliviana e brasileira”.

Sair da versão mobile