Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco: cidade modelo de participação popular e gestão humanizada com Angelim

PREF-VISITA-OBRAS-1Inclusão, cidadania e participação popular foram os fatores elementares de construção de uma Rio Branco mais humana. O  Processo de Gestão Participativa é o instrumento criado em 2005 para garantir a participação popular, atendendo as demandas estruturais e emergenciais pactua-das com o movimento comunitário. Pois bem: o passivo do PGP, os compromissos assumidos pelo prefeito Raimundo Angelim com as regionais está em fase final de execução em duas últimas vias – uma, o Ramal da Palheira, na Vila Jerusalém (Poligonal Vila Acre) e outra – a rua Almirante Jaciguai, uma via de pouco mais de trezentos metros  que, na avaliação da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb) trata-se de uma das mais caras do PGP porquanto, de acordo com o engenheiro José Carlos Santos, diretor da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) “complexa e difícil”.

O prefeito Raimundo Angelim realizou ontem, 9, inspeção a essas duas obras acompanhado de vários secretários. Na mesma agenda, assinou ordem de serviço para construção de uma quadra esportiva na Vila Jerusalém e anunciou a reinauguração de um módulo de saúde no ramal da Piçarreira. Foi durante esses eventos que o  presidente da Emurb, Jackson Marinheiro, anunciou o cumprimento do PGP, programa que dividiu o município em regionais, sendo quatro  rurais e sete  urbanas. Cada Regional tem um conselho composto de 26 representantes eleitos pela comunidade. Assim, a gestão municipal conseguiu priorizar as demandas da comunidade.
De acordo com Francisco Pereira, presidente da Associação de Moradores da Vila Jerusalém, vivem cerca de 400 famílias naquela região, um bairro da Vila Acre.  Ele fez questão de agradecer por tudo o que foi feito nos últimos anos em sua comunidade.

Todas essas  obras mostram que mesmo com as dificuldades impostas pelos cortes orçamentários, a Prefeitura de Rio Branco mantém o mesmo ritmo de trabalho na recuperação de vias urbanas, especialmente nos serviços de tapa-buraco, drenagem de águas pluviais, asfaltamento de ruas e avenidas. Com a chegada do verão, lembrou Jackson Marinheiro, os trabalhos de campo vão se intensificar para que  o ano de 2012, encerramento do mandato do prefeito, seja o mais proveitoso para a gestão de Angelim. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile