Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco é a 2ª cidade mais violenta para as mulheres, indica mapa da Sangari

Rio Branco é a segunda capital do Brasil com o maior índice de homicídios contra mulheres. Os dados são do Instituto Sangari que divulgou, no início desta semana, os dados referentes à violência contra a mulher em todo o Brasil. No top 3 do estudo, Rio Branco ficou atrás da vizinha Porto Velho/RO e à frente de Manaus/AM.
VIOLENCIA-CONTRA-MULHER
De acordo com o estudo, intitulado ‘Mapa da Violência 2012: Caderno Complementar Homicídios de Mulheres no Brasil’, em 2010 (ano base do relatório), Rio Branco teve uma taxa de 11,9 homicídios de mulheres para cada grupo de 100 mil habitantes. Isto é, foram registrados 39 assassinatos de mulheres no ano retrasado. Porto Velho, a capital em primeiro lugar no ranking da violência contra a mulher, registrou 12,4 assassinatos/100 mil habitantes. Já Manaus ficou com a proporção de 11,5 homicídios femininos por cada 100 mil habitantes.

Em números absolutos, na Região Norte, nenhuma capital superou Manaus em quantidade de mulheres assassinadas. Foram 48, ao todo, contra 35 de Belém.

Ainda de acordo com o estudo, os números de homicídios cometidos contra mulheres colocam o Brasil no 7º lugar no ranking da violência feminina em um grupo de 84 países pesquisados. O Brasil só perde para países como El Salvador, Trinidad e Tobago, Guatemala, Rússia, Colômbia e Belize. (DA REDAÇÃO, Com informações do Portal A CRÍTICA)

Sair da versão mobile