Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião assina contrato que passa Saerb ao governo de vez e participa de festival dos Hunikui, no Jordão

Tiao-capa54555A responsabilidade sobre o abastecimento de água e esgotamento sanitário da Capital é, oficialmente, do Governo do Estado através do Depasa Rio Branco. O contrato de programa, documento que oficializa a reversão, foi assinado na tarde de ontem, 15, no Gabinete Civil, pelo governador Tião Viana e prefeito Raimundo Angelim.

Esta foi, na verdade, a última etapa do processo de transição, que foi acompanhado de forma criteriosa pelas procuradorias gerais do Estado e do município. A assinatura do contrato de programa foi precedida por uma audiência pública onde a sociedade civil organizada foi consultada sobre o processo de transferência do sistema de abastecimento e esgotamento para o governo.

“Hoje foi a conclusão de um processo criterioso executado pelas procuradorias jurídicas e equipes. A reversão observa a legislação federal e fazemos isso com muita tranquilidade. A decisão tem um único objetivo: levar água e rede de esgoto para a população, alcançando indicadores melhores. O saneamento básico reflete diretamente na saúde, sobretudo a das crianças, e um sistema de esgotamento ampliado trará benefícios significativos para a Capital”, disse o prefeito Angelim.

Ainda de acordo com o prefeito, um dos maiores desafios do Brasil é o saneamento básico, principalmente na Amazônia, que apresenta condições ainda piores. “O Acre tem condições de superar isto”, afirmou Angelim. Hoje 30% da cidade é atendida com rede de esgoto. O esforço do Depasa Rio Branco, segundo o diretor presidente, Felismar Mesquita, é entregar até julho a ampliação para 80% de cobertura.

O vice-governador, César Messias, reafirmou que a prefeitura de Rio Branco não mediu esforços para garantir a melhoria do sistema de abastecimento, mas, mesmo indo além de suas possibilidades, não teria condições de fazer o sistema avançar – melhorando e ampliando a cobertura.

Felismar Mesquita ficará à frente do Depasa Rio Branco e garantiu melhorias no sistema de água e esgoto. “É um desafio muito grande, mas, vamos dar continuidade ao trabalho executado pelo prefeito Angelim. A meta é alcançar 100% de abastecimento de água e 80% de rede de esgoto na cidade até 2014”.

“A união permitiu que nós pudéssemos tratar de um problema da sociedade, que atinge a todos. A cada período de 90 dias a população vai ver um avanço, o que importa é que a população tenha certeza que para nós a água significa vida, cidadania, dignidade, atender o que cada família precisa dentro de uma casa e estamos lutando por isso juntos”, disse o governador Tião Viana, destacando que estão sendo investidos R$ 54 milhões na melhoria do sistema de Rio Branco, além dos R$ 240 milhões que foram captados no BNDES para investimento em todos os municípios, incluindo a Capital. (Agência Acre)

Governador Tião participa de abertura do II Festival Xyna Bena dos Hunikui, no Jordão
A aldeia Lago Lindo do povo Hunikui, às margens do Rio Tarauacá, no município de Jordão, é a sede do II Festival Xyna Bena que iniciou ontem, 15, e encerra no domingo, 21. Durante o festival os Hunikui apresentam danças, rituais indígenas, promovem os rituais Urumã (rapé) e da Ayahuasca, entre outras atividades.

Na abertura do festival os índios estavam pintados e vestidos com roupas confeccionadas pela tribo. Todos prontos para receber os visitantes. Este ano o festival começou de maneira diferente e especial para os que vivem naquelas comunidades. Além de visitantes vindos da Europa, América do Norte e brasileiros vindos de estados do Sudeste, o povo indígena Hunikui recebeu, pela primeira vez, a visita de um governador do Estado. Tião Viana prestigiou a abertura do festival acompanhado pela secretária de Turismo, Ilmara Rodrigues e do deputado estadual Moisés Diniz.

O cacique da tribo, Sian Kaxinawá, agradeceu a presença de Tião Viana e revelou que era com muita alegria que ele e seus irmãos recebiam em sua aldeia um governador.

“A gente sempre espera do governo investimentos. Esse é o primeiro que vêm até aqui falar de suas propostas, nos trazer boas notícias. Essa é uma parceria importante para nós”, afirmou o cacique.
Sian Kaxinawá ressaltou que todo apoio para melhorar a vida na aldeia e na divulgação do festival promovido pelo povo Hunikui é bem-vinda.

Na recepção do governador, índios da tribo entoaram um canto de alegria e o presentearam com um cocar e uma vestimenta confeccionada pele tribo. Em seu discurso na abertura do festival Tião Viana declarou que tem imenso respeito pelos povos indígenas que vivem e cuidam do que ele denomina de “jardim de Deus”, a Amazônia.

“Aqui nós temos a identidade do povo Hunikui, a maneira de ser, de viver, de nos mostrar que é possível viver sem o egoísmo. Eles nos mostram como é possível viver numa relação de amor ao ambiente que a gente vive. Como é possível cuidar desse jardim de Deus”, afirmou Tião Viana.

O governador garante que quer manter tudo, porém agregando valores com a melhoria de vida de mulheres, crianças e idosos, garantindo oportunidade de qualidade de vida.

“Nisso o governo pode estar mais próximo e foi isso que eu vim dizer, que o governo está mais próximo do povo Hunikui, seja pela atividade do etnoturismo, seja pela atividade da melhoria da produção, respeitando a cultura, seja por programa de educação, seja por programa de saúde e no reforço do acesso a alimentação”, pontuou Tião Viana.

O governador garantiu aos indígenas que todas as intervenções que serão feitas na aldeia para melhorar a qualidade de vida da comunidade será respeitando as tradições dos povos que vivem na região.  Tião afirmou que o homem ainda tem muito a aprender com os indígenas e por isso, não pode querer mudar o modo de vida desses povos de maneira drástica.

“O governo é de vocês. Vocês nos ensinam como viver longe do egoísmo, sem fechar portas até porque faz parte da cultura de vocês nem ter portas separando as pes-soas”, disse o governador.
O deputado estadual Moisés Diniz, em seu discurso ao povo Hunikui, destacou uma frase de frei Betto que diz que “O coração do homem está onde pisam seus pés”. Moisés destaca que naquelas terras está o coração daqueles homens e mulheres indígenas. Pessoas que segundo ele cuidam de uma parte importante do planeta.

A Secretaria de Turismo do Acre (Setul) apoia o desenvolvimento do Festival Xyna Bena. A secretária Ilmara Rodrigues ressalta que outras instituições também apoiam o projeto, a Fundação Nacional do Índio (Funai), Assessoria Estadual dos Povos Indígenas, Fundação Elias Mansour (FEM) e Secretaria das Mulheres (SEPMulheres). (Agência Acre)

Sair da versão mobile