Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim visita unidade básica de saúde do Recanto dos Buritis

UBS BURITIS -5O prefeito Raimundo Angelim e o secretário de Saúde de Rio Branco, Osvaldo Leal, visitaram ontem, 8, a Unidade Básica de Saúde porte 2 (UBS II) no conjunto  Recanto dos Buritis, no bairro Santa Inês.  Gestores, como a secretária de Obras, Claudia Cunha,  e lideranças comunitá-rias como o presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), Gilson Albuquerque,  acompanharam a inspeção.  A obra está em fase avançada e em dois meses deve ser inaugurada. Ao lado, a PMRB constrói uma Academia ao Ar Livre e em breve inicia a implantação de uma creche.

A unidade está localizada em região privilegiada, mapeada pelo então governador Binho Marques como uma Zona de Atendimento Prioritário (ZAP) e que no governo de Tião Viana vem recebendo importante apoio que completam e avançam o projeto anterior – como o programa Ruas do Povo, que está presente em várias ruas e avenidas  daquela região. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a UBS Recanto dos  Buritis irá atender a 15.000 pessoas (mais de 3,5 mil famílias) moradoras da região hoje atendida pelo segmento do Centro de Saúde Claudia Vitorino. Três  equipes do programa Saúde da Família irão atuar na unidade. A UBS Recanto dos  Buritis conta com todos os serviços oferecidos nas demais unidades de saúde da Capital: farmácia, sala de imunização; consultório ginecológico; consultórios de clínica médica; consultório odontológico; escovódromo; sala de curativos; sala de procedimentos; sala de utilidades; expurgo; copa, depósito de materiais de limpeza; sanitários M/F e para portadores de necessidades especiais para usuários e funcioná-rios;  sala de reuniões. “Com as dez UBS que estão sendo construídas teremos mais trinta euipes do Programa Saúde da Família”, informou  o secretário Osvaldo Leal.

O projeto foi apresentado ao prefeito  pela secretária Claudia Cunha no escritório técnico da empresa. A proposta arquitetônica dessa UBS segue o padrão estético e funcional já adotado nas demais  unidades  recém-reformadas e ampliadas pela prefeitura. No total, serão construídas nove UBS de porte 1, no valor de cerca de R$ 450 mil, e de porte 2, estimadas em R$ 650 mil. “Agora vai ficar muito melhor para nossa comunidade”, disse Edir Silva, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Buritis.

De seu lado, o prefeito lembrou os importantes avanços na saúde de Rio Branco. “Esta UBS é igual a um centro de saúde grande”, disse. Cerca de 300 pessoas devem ser atendidas diariamente em várias especialidades.
Simulador de caminhada:  aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.

Esqui triplo: melhora a flexibilidade dos membros inferiores, quadril, membros superiores e a função cardiorespiratória.

Rotação dupla diagonal:  aumenta a mobilidade da articulação dos ombros e cotovelo.

Rotação vertical:  fortalece os membros supe-riores e melhora a flexibilidade das articulações  dos ombros. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile