Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputado Luís Tchê destaca a realização da Conferência da Unale

Foto-13O segundo-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Luís Tchê (PDT), que também é presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), destacou na sessão de ontem, a realização da XVI Conferência da entidade, que será realizada em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 30 de maio e 1º de junho.

Ele lembrou que a Conferência é o maior encontro parlamentar da América Latina, onde serão realizadas várias discussões, com a participação de especialistas em diversos temas.

Fazendo um balanço de sua gestão e comemorando os bons resultados, Luís Tchê disse que o encontro será ainda uma oportunidade para troca de experiências entre os parlamentares, visando a melhoria das ações do Poder Legislativo Estadual.

“A Conferência é o maior encontro parlamentar da América Latina, onde nos reunimos para discutir temas importantes, visando a melhoria do nosso trabalho parlamentar, mas também com discussões importantes sobre o nosso país. É um momento de nos encontrarmos para trocar experiência e adquirir novos conhecimentos”, destacou.

Durante o evento, entidades vinculadas aos legislativos estaduais também se reú-nem para a troca de experiências, atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.

A expectativa é que, além dos parlamentares de todos os estados brasileiros, representantes de mais de 30 países, muitos dos quais a Unale mantém agendas de cooperação, participem do encontro.

Para este ano o tema escolhido foi “Matriz energética e alternativas para o futuro”. Serão realizados debates e palestras técnicas sobre as políticas de produção e distribuição de energia, demandas atuais e futuras, novas fontes e sintonia com o meio ambiente.

Tchê comemora resultados de sua gestão
Em seu discurso, o deputado Luís Tchê fez um balanço de sua gestão à frente da Unale. Ele destacou a criação do Conselho Gestor, responsável pela administração do órgão, modelo criado a partir da experiência implantada pelo ex-governador Binho Marques no Estado.

“A criação desse Conselho Gestor foi importante para que a Unale iniciasse um novo momento. Copiamos o modelo do ex-governador Binho Marques e conseguimos alcançar os resultados esperados”, destacou.

Luís Tchê também citou sua luta pelo Pacto Federativo e pela revisão das dívidas dos estados com a União, que segundo ele merece atenção especial e mobilizou parlamentares de todos os estados brasileiros.

“Conseguimos visitar todas as Assembleias do país. Conversamos com os parlamentares e conseguimos unir forças em torno desses temas. Nossa entidade está mais fortalecida e preparada para novas batalhas, como por exemplo, a questão do FPE”, disse.

Para Luís Tchê a proximidade com a Câmara Federal e com o Senado foram pontos importantes de sua gestão. Lembrando a realização de audiências públicas e reuniões no Congresso Nacional com a participação da Unale, ele disse que a entidade está fortalecida.

Sair da versão mobile