Flaviano garante recursos para pesquisa de células -tronco

O deputado Flaviano Melo (PMDB) assegurou a liberação de emenda individual no valor de  R$ 200 mil  para o Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (Lance) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj). Coordenada pelo cientista brasileiro Stevens Rehen, a equipe do Lance, de  cerca de 23 pessoas, conseguiu recriar neurônios a partir de células da pele retiradas de um paciente com esquizofrenia  e curá-las. Para o deputado, “é um estudo que engrandece a ciência brasileira”.

De acordo com o cientista Stevens Rehen, é a primeira vez que um trabalho realizado totalmente no Brasil modela uma doença humana. O grupo contou ainda com a ajuda de pesquisadores de outras universidades como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Flaviano lembrou que o Lance realiza, desde 2009, pesquisas de células-tronco e a chamada célula de pluripotência induzida que, reprogramada, se comporta como célula embrionária e substitui qualquer célula do corpo.

A ideia,  segundo os cientistas brasileiros, é utilizar as células-tronco no tratamento de lesão medular, diabetes, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (avc) isquêmico, entre outras patologias. Flaviano Melo foi o primeiro parlamentar a alocar emenda para este tipo de pesquisa. E espera que o exemplo seja seguido por muitos outros parlamentares interessados no investimento e avanço da ciência nacional.

O deputado acrea-no  enfatizou que as pesquisas, além de genuina-mente  brasileiras, tem re-conhecimento científico internacional, o que requer recursos para sua continuidade e aprofundamento. E o mais importante, segundo o parlamentar, é que os resultados das  pesquisas vão ser utilizados em pacientes do SUS, “levando tratamento e cura a todos os que utilizam a rede pública, com tecnologia brasileira para brasileiros”. (Assessoria)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation