Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana visita sede da Embrapa no Acre

DSC 0679Oportunidades e desafios para a inovação tecnológica no manejo florestal e agropecuário na Amazônia. Esta foi a tônica do encontro do senador Jorge Viana com pesquisadores e analistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa – durante toda a manhã de ontem, 11, na sede da empresa em Rio Branco.

Coordenada pelo chefe geral da Embrapa Acre, Judson Valentin, reunião contou com a presença de mais 30 pesquisadores a maioria deles mestres e doutores em áreas que vão da genética ao manejo sustentável, passando por fruticultura análise de solo. Valentinlembrou que a Embrapa tem como uma de suas bases a sustentabilidade e ao longo dos anos construiu uma visão moderna e coerente para o futuro da agricultura no contexto da economia verde e do desenvolvimento sustentável.

A reunião, solicitada pelo próprio senador, teve como principal objetivo apresentar os avanços na área de pesquisa e inovação tecnológica que vem sendo desenvolvidas na Embrapa do Acre e que, em muitos casos, como no manejo florestal, servem de referência em todo o país.

“Eu vim aqui para uma imersão, para conhecer mais de perto o trabalho que vem sendo realizado e para colocar o mandato à disposição da comunidade técnico-científica. Eu vim aqui primeiro para respeitar o trabalho da comunidade técnico-científica, mas vim também para aprender. Nós devemos aprender para fazermos melhor, para que o mundo, o Brasil e o Acre possam ser sustentáveis”, disse Jorge Viana destacando a importância do parlamento se aproximar cada vez mais da ciência e do conhecimento.

Após ouvir experiências e resultados de pesquisas na área de transferência de tecnologia, integração da ciência e etnoconhecimento em comunidades indígenas, produção pecuária sustentável, fruticultura e matérias-primas agroindustriais, sistemas integrados e recuperação de áreas degradadas e manejo florestal madeireiro e não-madeireiro, Jorge Viana almoçou com os pesquisadores no restaurante da sede da Embrapa, conheceu laboratórios e visitou expe-riências de campo que já estão sendo aplicadas em propriedades rurais do Estado.

“O Brasil vive um momento muito especial às vésperas da Rio+20. O Brasil está virando uma potência e precisa ser uma potência sustentável, contemplando o desenvolvimento com inclusão social, a preocupação com o meio ambiente e, obviamente uma preocupação econômica. Eu entendo que Embrapa é um dos grandes patrimônios que nós temos que demonstra ser possível você ter um aumento da produção, ter melhoria da produtividade sem ter destruição dos nossos recursos naturais”, disse o senador ao final da visita.

Sair da versão mobile