X

Partidos buscam alianças para fortalecer chapa proporcional

Com as chapas majoritárias praticamente definidas, os partidos agora correm em busca de formar suas chapas proporcionais. Com os pré-candidatos à uma vaga na Câmara de Rio Branco praticamente definidos, os dirigentes agora fazem o cálculo para saber se a melhor opção é formar aliança ou sair com chapa própria.

Na Frente Popular (FPA), a intenção é formar pelo menos três alianças com os partidos. O PCdoB e o PSB podem sair com chapa própria. Já os demais partidos estão se organizando para formar uma aliança forte e, assim, eleger o maior número possível de vereadores.

Com o aumento do número de vagas de 14 para 17, para alguns dirigentes partidários a melhor estratégia seria uma chapa própria. Já outros preferem formar alianças, garantindo assim, mais chances para os candidatos.

Na oposição, os partidos devem seguir as mesmas alianças da chapa majoritária. A ideia é que os partidos possam conversar e unir forças, garantindo assim, a eleição de seus candidatos.

O maior problema enfrentado por dirigentes tanto dos partidos da oposição como da Frente Popular é que alguns pré-candidatos dos partidos considerados pequenos não aceitam formar alianças com as siglas que tem vereadores disputando a reeleição.

Animados com o aumento das vagas, muitos pré-candidatos querem evitar que seus votos sirvam apenas como legenda apenas para a reeleição daqueles que já tem um mandato.

Convenções devem ser realizadas a partir de 10 de junho
O prazo para a realização das convenções inicia no dia 10 de junho e encerra no dia 30 junho. Os partidos terão esse período para oficializar seus candidatos à Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

O requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador deve ser encaminhado ao Cartório Eleitoral até o dia 5 de julho. A propaganda eleitoral será liberada a partir do dia 6 de julho.

Partidos e candidatos devem ficar atentos para o calendário eleitoral, evitando assim, problemas com a Justiça. Os prazos estão sendo acompanhados rigorosamente e em caso de algum problema, o candidato ou partido podem ser penalizados.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: