Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Petecão recebe dossiê contra Governo Evo Morales

O senador Sérgio Petecão (PSD) recebeu, nesta quarta-feira (23), a visita da senadora Jeanine Chavez e do deputado Adrian Oliva, da Convergência Nacional boliviana.
PetecãoSarney e parlamentares bolivianos
Os parlamentares entregaram ao senador acreano  um dossiê contendo denúncias de  perseguição e até mortes por parte do Governo de Evo Morales contra senadores, deputados e governadores da oposição boliviana  e até indígenas da região de fronteira. As perseguições incluem, inclusive,  parte da  população brasileira residente no país andino.

Petecão levou os parlamentares bolivianos a audiência com o presidente do Senado Federal, José Sarney(PMDB/AP); com o presidente da Comissão de Relações Exteriores(CRE), Fernando Collor, e o presidente da Comissão Direitos Humanos(CDH),Paulo Paim (PT/RS). Nos encontros, os parlamentares bolivianos relataram que o Governo Evo Morales vem implantado um verdadeiro Estado de Exceção já que tem o controle da maioria do Congresso Nacional e das cortes de Justiça.

O senador Paulo Paim garantiu, aliás, que, em virtude da gravidade dos fatos relatados, vai levar as denúncias ao plenário do Senado Federal e da Comissão de Direitos Humanos que preside,”e o que for decidido vai ser,muito provavelmente, levado ainda ao  Parlamento do Mercosul, do qual faço parte”.

Por sua vez, Petecão elogiou a iniciativa dos parlamentares bolivianos e assegurou que vai entregar o dossiê ao senador José Sarney e ainda a Paulo Paim e Fernando Collor para que as denúncias sejam discutidas e analisadas nas respectivas comissões. Para Petecão, as denúncias exigem uma tomada de posição da diplomacia brasileira “e do próprio Governo Federal uma vez que incluem a existência de perseguição até mesmo contra cidadãos brasileiros no país vizinho”. (Assessoria)

Sair da versão mobile