Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Portal da Transparência da Aleac começa a funcionar em 30 dias

Portal AleacO Portal da Transparência da Aleac deve ser colocado à disposição para acesso da população acreana em 30 dias. Na manhã de ontem, o presidente da Casa, Élson Santiago (PP), o primeiro secretário Ney Amorim (PT) e o segundo secretário José Luis Tchê (PDT) explicaram como será feita a divulgação dos dados.

Eles revelaram que o portal está em fase de conclusão e que a empresa Betha Sistemas, responsável pela elaboração, pediu prazo de até 30 dias para que tudo seja concluído. Com isso, a Aleac será a primeira Assembleia Legislativa do país a disponibilizar as informações de cada parlamentar individualmente.

“Não temos nada a esconder. Todas as informações que já são enviadas ao Tribunal de Contas mensalmente agora serão disponibilizadas na internet para que toda a nossa população tenha acesso. Estamos aguardando apenas a conclusão dos trabalhos por parte da empresa responsável e logo teremos em nosso site o Portal da Transparência”, afirmou Santiago.

Para o primeiro secretário da Mesa Diretora da Aleac, deputado Ney Amorim, o portal será importante para que sejam esclarecidas algumas dúvidas em relação ao trabalho dos parlamentares. Ele disse que nos últimos dias muitas informações erradas estão sendo repassadas sobre o Poder Legislativo.

Para Ney Amorim, os 24 deputados estaduais do Acre estão dando um exemplo de transparência ao disponibilizar os seus dados para que toda a população tenha conhecimento. “Este Portal será importante para que algumas dúvidas sejam esclarecidas. Existem pessoas que, por falta de conhecimento, acabam por falar coisas erradas sobre o Legislativo. Agora, a própria população vai ter oportunidade de saber quanto ganhamos e gastamos. E isso é um desejo de todos os parlamentares”, disse.

Para o segundo secretário da Casa, deputado Luís Tchê, a Aleac que já cumpre com suas obrigações, enviando suas contas para o TCE mensalmente, agora dá mais um passo importante, com o Portal da Transparência, que além das informações do Poder Legislativo, trará dados individuais de cada parlamentar.

“Queremos que a população saiba sobre nossas receitas e despesas. Nosso Portal será diferenciado, pois a população poderá ter acesso às informações detalhadas de cada deputado. Queremos dar cada vez mais transparência ao Poder Legislativo”, informou.

O representante da empresa Betha Sistesmas, Carlos Bassi, explicou que Portal trará informações precisas das receitas e despesas desde sua origem até a sua aplicação, em conformidade com a Lei Federal 131/09. As informações, de acordo com ele, são transmitidas ao Portal de forma automática ao mesmo tempo em que os gestores estão movimentando as finanças da Aleac.

Em 30 dias a população poderá acessar o Portal da Transparência, que estará disponível no site da Aleac (www.aleac.net).

Sair da versão mobile