Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“Queremos melhorar o debate na Aleac”, dizem deputados do bloco independente

Os cinco deputados esta-duais que decidiram se unir e formar um bloco independente na Assembleia Legislativa garantem que a intenção não é disputar a presidência da Mesa Diretora da Casa, que só vai acontecer em fevereiro de 2013. Eles garantem que o objetivo é propor debates sobre temas importantes e cobrar agilidade na tramitação dos projetos nas Comissões.
Deputados2705
Éber Machado (PSDC), Walter Prado (PDT) e Luís Tchê (PDT), que juntamente com os deputados Astério Moreira (PRP) e Edvaldo Souza (PSDC), formam o bloco independente, negaram que a intenção seja pressionar o governador Tião Viana sobre a disputa pela Mesa Diretora da Aleac.

“Em nenhum momento, falamos em disputa pela presidência da Aleac. Esse assunto não está em nossas discussões. Até porque a eleição só vai acontecer em fevereiro. Temos um grande respeito pelo nosso presidente Élson Santiago, que tem feito um excelente trabalho. Queremos unir forças para trabalhar pelo bem do Legislativo e do povo acrea-no”, disse Éber Machado.

Ele lembrou que o bloco vai se reunir para definir temas, ações e projetos que serão levados para o debate durante as sessões. Mas Machado lembrou que a intenção é também acompanhar os trabalhos das comissões e garantir agilidade nas tramitações de projetos.

O deputado Walter Prado disse que nenhum dos membros do bloco chegou a comentar sobre eleição da Mesa Diretora. Ele garantiu que a união dos parlamentares tem como único objetivo melhorar a qualidade dos debates no Legislativo Estadual.

“Nem pensamos em eleição da Mesa Diretora. Estamos nos unindo para que possamos trazer para o debate assuntos comuns e defender a aprovação de projetos importantes para nossa população”, afirmou.

Para o deputado Luís Tchê, segundo secretário da Casa e presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), a criação deste bloco fortalece o Legislativo e garante melhoria nos debates.

Luís Tchê disse que o momento não é discutir eleição da Mesa Diretora, mas pensar em estratégias para que temas importantes para a sociedade sejam discutidos pelos deputados.

“Estamos nos unindo para fortalecer o debate na Aleac. Quem está falando em presidência da Mesa Diretora não somos nós. Esse bloco foi criado para que possamos trazer para discussão temas importantes para a nossa sociedade. Vamos nos reunir, pesquisar e trabalhar muito para o fortalecimento da democracia e do Legislativo”, disse.

Na última quinta-feira, 24, os parlamentares se reuniram com o governador Tião Viana e explicaram os objetivos do bloco.

Sair da versão mobile