Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sanderson Moura lidera pesquisa do Ipespe para a presidência da OAB/AC

Sanderson votaçõesSe as eleições para a Presidência da seccional acreana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC) terminassem hoje a classe teria um novo representante: Sanderson Moura. O advogado criminalista aparece à frente na disputa, conforme pesquisa nacional elaborada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e divulgada na noite da última segunda (28).

Na pesquisa estimulada (isto é, quando o nome do candidato é apresentado ao eleitor) do Ipespe, Sanderson Moura  – o ‘candidato da oposição’ – aparece em 1º lugar nas intenções de voto, com 18% votos. Na sequência, vêm: Marcos Vinicius Rodrigues – vice do atual presidente Florindo Poersch -, com 17%; Silvano Santiago, com 15%; e Luiz Saraiva, com 11%. Brancos e nulos representaram 2% da intenção de votos.

Mas a prova de que as eleições vão se definir mesmo é na etapa final estão nos votos indecisos. De acordo com a pesquisa, tais votos totalizam 35% do eleitorado da OAB/AC. Quem conseguir conquistá-los levará a melhor no pleito.

Para a sociedade, Sanderson virou uma figura conhecida da Advocacia acreana ao fazer a defesa do ex coronel da PM/AC Hildebrando Pascoal no famoso ‘Crime da Motoserra’. Ele lançou sua pré-candidatura no começo deste mês. Mais do que um ‘nome da oposição’, a sua bandeira de propostas representa uma nova fase de lutas para a categoria no Estado, com um ideal mais independente. Inclusive, no próprio pré-anúncio de seu nome ele entoou um novo movimento para a classe: ‘Essa vaga é minha’. A iniciativa visa mobilizar os desembargadores do TJ/AC para destinarem a atual vaga em aberto de desembargador no Tribunal para os advogados.

Sobre o resultado da pesquisa, Sanderson e sua chapa a consideraram uma vitória parcial do ‘trabalho árduo que começou há alguns, com muita simplicidade e humildade’. E eles creditam este trabalho a estudantes, estagiários e advogados ‘simples’, ‘que amam sua profissão’. Mas não se iludem com a liderança. Para eles, a ‘guerra está só começando’ e a oposição seguirá nela ‘priorizando’ sempre a ‘democracia, a justiça’ e, sobretudo, a ‘classe da Advocacia’. 

Esta é a primeira vez que o instituto realiza pesquisas sobre as eleições da Ordem, que devem acontecer em novembro. O presidente eleito terá um mandato de 2 anos. O Ipespe colheu os dados de amostragem com mais de 7,9 mil advogados em todo o país, durante o mês de abril.

Sanderson votações 2

Sair da versão mobile