Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senador Jorge Viana promove debate sobre a Rio + 20 com a sociedade acreana

O senador Jorge Viana se reuniu na tarde de sexta-feira, 18, na Biblioteca da Floresta, com pesquisadores, professores, empresários, comunidade acadêmica, movimentos sociais, representantes de diversos segmentos da sociedade e organizações governamentais e não governamentais, para uma conversa sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20.
Jorge Rio20 2
O evento, que será realizado de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, tem como objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Afirmando que o Acre tem um papel importante, pelas ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável que estão sendo desenvolvidas no Estado nos últimos anos, o senador disse que é importante ouvir a sociedade sobre economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.

“A Rio + 20 será um momento importante para avaliarmos as ações e pensarmos em novas alternativas para o nosso planeta. Sabemos que hoje o padrão de consumo não combina com os recursos naturais que temos. Estou trazendo o debate sobre a criação de um novo indicador que incorpore o aspecto econômico, o social e o ambiental. Um indicador que possa ser da produção e consumo sustentáveis. Um que substitua o PIB”, explicou.
Para Jorge Viana, as grandes potências estão enfrentando fortes crises. Por isso, a Rio + 20 será importante para que se busquem alternativas para que todos possam pactuar sobre um padrão de consumo sustentável do ponto de vista ambiental e socioeconômico.

Ele lembrou que é importante ter um indicador que avalie também se os países estão distribuindo bem suas riquezas, se há uma verdadeira inclusão social, se existe a preservação do meio ambiente, entre outros fatores.
O senador Jorge Viana, que é respeitado e conhecido por suas ações em defesa do meio ambiente, recebeu vários elogios por parte dos presentes, que destacaram a importância do evento. Isso fez com que a sociedade acreana participasse, de alguma forma, das discussões da Rio + 20.

O debate intitulado ‘Duas Horas de Conversa Sobre a Rio + 20’ teve como conferencistas, além do senador Jorge Viana, o pesquisador Dande Tavares, da WWF; o secretário de Meio Ambiente do Acre, Edergard de Deus; o pesquisador da Embrapa, Judson Valentim; o professor da Ufac, Écio Rodrigues e Toinho Alves.

Sair da versão mobile