Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereadores firmam pacto para garantir sessões

Um acordo firmado entre os parlamentares, envolvendo a renúncia do cargo de vice-presidente pelo vereador Rodrigo Pinto (PMDB) e a eleição de Ricardo Araújo (PT) para o cargo, garante a realização das sessões e, consequentemente, a votação de projetos na Câmara de Rio Branco.

É que na ausência do prefeito Raimundo Angelim o presidente da Casa, vereador Juracy Nogueira (PP) deveria assumir a prefeitura. Mas como é candidato à reeleição, ele não pode assumir o cargo, para evitar problemas com a legislação eleitoral.

O mesmo acontece também com os demais membros da Mesa Diretora. Como Ricardo Araújo não vai disputar a reeleição, ele seria a solução para o problema dos vereadores, que firmaram um acordo para que Rodrigo Pinto renunciasse e, assim, Ricardo Araújo fosse eleito ao cargo. A intenção é garantir o quorum necessário para a aprovação de projetos.

“Estamos a serviço da nossa população. Conseguimos encontrar uma solução para os problemas, pois na ausência do prefeito, como não podemos assumir a prefeitura, tínhamos de cumprir agenda fora do município. Como todos os membros da Mesa vão disputar a reeleição, ficávamos sem quorum para aprovar matérias. Mas agora esse problema está resolvido”, afirmou Juracy Nogueira.
Na ausência do prefeito Raimundo Angelim, o vice-presidente da Câmara, vereador Ricardo Araújo (PT) vai assumir a Prefeitura de Rio Branco. O presidente da Casa, Juracy Nogueira, terá que cumprir agenda fora da Capital.

Prefeito em exercício, Ricardo Araújo inaugura módulo de saúde do Benfica
A comunidade do Pólo Benfica pode agora contar com atendimento médico semanal na Unidade de Saúde da Família inaugurada ontem, 14, pelo prefeito em exercício de Rio Branco, Ricardo Araújo.

Construída no Ramal da Piçarreira  em 1994 pelo então governador Romildo Magalhães, a unidade foi municipalizada na gestão do prefeito Mauri Sergio mas, por conta do mal planejamento, nunca funcionou adequadamente e permaneceu fechada por mais de 12 anos. “Reabrimos em um momento oportuno”, avaliou Osvaldo Leal, secretário municipal de Saúde.

Integrado ao segmento do Centro de Saúde Claudia Vitorino, no bairro do Taquari, o módulo do Benfica   representa   o atendimento pleno dos moradores do Benfica e do projeto de assentamento Moreno Maia, separados um do outro pelo Rio Acre. A prefeitura mandou instalar  uma tenda para pessoas da terceira idade aguardar atendimento com mais conforto. Pelo menos 30 usuários devem ser atendidos ao dia. Acredita-se que ao entorno cerca de quinhentas famílias possam ser beneficiadas com o posto.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de lideranças comunitárias, gestores públicos, trabalhadores do sistema municipal de saúde, moradores e  estudantes das escolas próximas. Ao final, enfermeiros e técnicos em enfermagem iniciaram a realização de exames como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e outros. O médico atenderá uma vez por semana. À medida em que a demanda crescer, a presença do médico será intensificada. “É uma coisa muito boa que fizeram foi reabrir esse posto. Agora a gente não precisa ir para a cidade fazer consulta”, disse Jovina Belo, a dona Bebé,  de 72 anos, a moradora mais antiga do Benfica. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile