Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

ZPE acreana – novas perspectivas para o Acre

A Zona de Processamento de Exportação do Acre (ZPE) já está pronta para decolar. As suas bases estruturais foram concluídas e a autorização para funcionamento já foi concedida pela Receita Federal do Brasil.

Foi uma das últimas ZPEs a serem autorizadas e a primeira ser alfandegada, graças a um árduo trabalho conjunto do Governo do Estado e da iniciativa privada.

O poder público estadual, acreditando neste modelo de desenvolvimento e na necessidade de estimular a industrialização do Acre, fez sua parte. Agora, precisa atrair empresas que produzam produtos de alto valor agregado e que sejam geradoras de um grande volume de postos de trabalho.

Este é o grande desafio, visto que renda e emprego serão os grandes resultados esperados pela economia local, especialmente o comércio, que entende que a massa salarial que será gerada na ZPE dará uma nova dinâmica no comércio varejista do Estado.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo Estado do Acre (Fecomércio/AC) entende que apenas o passo inicial foi dado. Com a definição das empresas que se instalarão, precisa-se sair à busca de mercados tanto interno quanto externo, para garantir a colocação da produção. Sabe-se que o comércio exterior é muito exigente e competitivo, de modo que é necessária a difusão de nossos produtos.

De outro lado, a política cambial brasileira prejudica, sobremaneira, a competição de nossos produtos no mercado externo e ainda há a obrigatoriedade de exportar 80% da produção. São óbices que precisam ser analisados e transpostos para que a nossa ZPE seja bem-sucedida.

A Fecomércio/AC acredita na ZPE acreana e em seu sucesso!

(*) Leandro Domingos, empresário e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo Estado do Acre (Fecomércio/AC)

Sair da versão mobile