X

Sem confirmação da CBF, Rio Branco treina

Muita expectativa e nada, por enquanto. Até a noite de ontem (26), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não oficializou o início do Campeonato Brasileiro da Série C para este final de semana. Mesmo assim, o Rio Branco treina pensando em estrear nos próximos dias.

Ontem, o técnico Guilherme Macuglia e sua comissão técnica comandaram treinos em dois períodos no Estádio José de Melo. A novidade foi o acerto com o meio-campo Testinha, que assinou contrato com o clube e é mais um reforço para a Terceirona.

Fora de forma e recuperado de uma lesão no pé, o meia garante que o futebol continua o mesmo. “Vou jogar com a mesma garra e determinação de sempre. Não sinto mais dor no pé e daqui umas duas semanas já vou estar pronto pra jogar”, disse Testinha.

Mais quatro jogadores devem ser contratados para a disputa da Série C: um goleiro, um zagueiro, um volante e um atacante.

Hoje (27), às 16h, o elenco estrelado faz o primeiro coletivo da semana, no Estádio Arena da Floresta. Guilherme Macuglia deve continuar com a mesma formação do último coletivo, com três zagueiros, dando mais liberdade aos laterais.

Tabela
Dirigentes de clubes como Fortaleza/CE e Santa Cruz/PE já confirmaram o início da Série C para este final de semana, mas a CBF não se pronunciou. A expectativa é que a entidade divulgue a tabela oficial nesta quarta (27), caso contrário, a competição vai permanecer paralisada pelo menos até a próxima semana.

STJD confirma julgamento de Treze/PB e de Brasil/RS para a próxima sexta
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou a denúncia apresentada pelo procurador Paulo Shimidt contra Treze e Brasil de Pelotas e já marcou para a próxima sexta-feira (29) o julgamento dos clubes. As agremiações, que ingressaram na Justiça Comum reivindicando participação na Série C do Campeonato Brasileiro, são acusadas de desrespeitar o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A ação vai ser inicialmente julgada pela Quarta Comissão Disciplinar do órgão.

A informação foi confirmada no começo da tarde de ontem junto à assessoria do STJD. O procurador Paulo Shimidt cita inicialmente os incisos segundo e terceiro do artigo 191 do CBJD, que fala em punir equipes que venham a “deixar de cumprir deliberação, resolução, determinação ou requisição do Conselho Nacional de Esporte (CNE), ou de entidade de administração do desporto”.

Paulo Shimidt exige também a retirada imediata dos processos sob pena de multa e suspensão dos dirigentes, além de sugerir suspensão dos clubes por pelo menos um ano de quaisquer atividades relacionadas ao futebol, nos termos do artigo 48 da Lei Pelé que, contudo, prevê penas mais pesadas, incluindo a desfiliação, decisão que só pode ser tomada pela CBF e pelas respectivas federações. As multas previstas são de R$ 100 mil, mas o valor pode aumentar caso os clubes sejam condenados nos dois artigos.

Treze diz que denúncia é ‘ilegal’
Depois da confirmação de que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar Treze e Brasil de Pelotas por conta das ações que os dois clubes movem na Justiça Comum contra a CBF, o advogado George Ramalho Júnior, que representa o time paraibano, declarou que a denúncia do procurador Paulo Schmitt é “totalmente ilegal”. Ele alega que Schmitt não poderia atuar no caso já que teria expressado seu posicionamento antes da matéria ser apreciada, fato que seria ilegal para a Justiça Desportiva.

“Antes de tudo o Treze acredita que a denúncia não tem validade, tendo em vista que o procurador Paulo Schmitt descumpriu os artigos de números 18 e 22 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva ao se pronunciar publicamente, inclusive nos meios de comunicação, deixando claro seu posicionamento sobre a questão antes que ela tivesse sido apreciada pela Justiça Desportiva. Esse fato faz com que ele fique impedido de apresentar qualquer denúncia que envolva essa matéria ou os seus envolvidos”, explicou o representante trezeano. (Globoesporte.com)

Categories: ESPORTE
A Gazeta do Acre: