Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre é o 1º do Norte a ter balonismo como ferramenta turística

BalaoA partir de agora, o Acre tem um aliado sofisticado na promoção do incipiente turismo regional. Veio da iniciativa privada a proposta de usar o balonismo como equipamento para ajudar na qualificação dos destinos turísticos. Oficialmente, até agora, somente os estados de Minas Gerais e São Paulo usam balões na estrutura do turismo.

“O balonismo é um recurso muito sofisticado de qualificação dos destinos do Turismo”, afirmou o diretor-presidente da EME Amazônia, Cassiano Marques. A EME Amazônia já estudava a possibilidade de investimento desde 2005 como solução em turismo no Acre.

A empresa adquiriu dois balões. Um para fazer voos promocionais (voos cativos, cuja capacidade máxima é de três tripulantes) e outro para voos turísticos (com capacidade para nove pessoas). Está prevista para setembro a chegada da segunda aeronave.

Em situações normais, os voos cativos financiam os voos turísticos, mais dispendiosos e que exigem ações integradas entre empresas. A EME Amazônia, que também atua no setor de eventos, comércio exterior e consultoria empresarial, já mantém parceria com o Sebrae, Toyota, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal.

A autorização para voos em balão é dada pela Agência Na-cional de Aviação Civil. No Acre, o piloto que deve concluir as provas de habilitação é o próprio Cassiano Marques. “Queremos promover o balonismo aqui, inclusive para trazer uma etapa do campeonato brasileiro para cá”, planeja o empresário.

Antes da decolagem, a equipe realiza sondagens em pelo menos 3 sites meteorológicos, com informações precisas sobre tempo, velocidade e direção dos ventos, variação de temperatura.

A secretária de Estado de Turismo justifica o investimento. “Estamos na iminência de sediar um torneio regional em 2014”, anuncia Ilmara Lima. “É importante incentivar as empresas a usar isso como um novo conceito de mídia e de possibilidade de fortalecimento do Turismo regional”.

Até a próxima segunda-feira (18), a empresa realiza voos cativos todos os dias. O voo inaugural aconteceu no último fim de semana em Brasiléia durante uma atividade da Secretaria de Estado de Agropecuária como parte da Feira de Recuperação Econômica do Alto Acre.

Sair da versão mobile