Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreanos participaram do Parlamento Juvenil do Mercosul

Jovem Parlamento MercosulO Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto onde estudantes do ensino médio público, entre 14 e 17 anos, contribuem para a formação política e a participação ativa da juventude nas questões de transformação social. Os escolhidos, que vão representar as cinco regiões do país e a diversidade nacional, farão parte da primeira assembleia de jovens do Mercosul que acontece em Montevidéu, no Uruguai, em outubro. Além do Brasil, participarão do evento também alunos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela.

Três alunos foram selecionados para concorrer a etapa nacional em Brasília. Tiago Nery, 16 anos e Thallyta Valente, 15 anos, são alunos do 2º ano da escola José Rodrigues Leite. Alessandro da Silva, 16 anos, é aluno do 2º ano da escola Armando Nogueira. 

Tiago explicou o projeto. “Esse é um projeto conhecido nacionalmente e não está na primeira edição. Tem como por finalidade debater, além da educação, a sociedade envolvida não só no Brasil, mas também em outros países. Se passarmos no processo, iremos fazer a visita em outros países, um encontro de cultura, debatemos e comparamos a educação com base na nossa, realizando um choque de cultura”.
O processo de seleção estadual foi realizado pela Secretaria de Educação. “No primeiro momento fizemos as inscrições e os alunos foram divididos em grupos. Cada um tinha um tema. Nos reunimos na secretaria de educação com todos os participantes e debatemos sobre cada tema. Os professores faziam perguntas e com base no que tínhamos estudado, colocamos propostas. Os temas foram inclusão educativa, diversidade, participação cidadã, jovem e trabalho”, informou Thallyta.

A etapa nacional acontece em Brasília, no mês de agosto. O aluno escolhido tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa de diversas ações sociais, disse Tiago. “Vamos à Brasília em agosto. Lá terá uma seletiva onde aproximadamente 100 alunos de escolas públicas de todo o Brasil irão participar. Será escolhido apenas um de cada Estado. A partir desse momento, será realizada uma viagem para Colômbia com os 27 escolhidos, para debater e começar os estudos mais avançados”.

Para Thallyta, está sendo uma grande experiência participar do projeto. “Isso vai nos trazer novos conhecimentos de culturas, dos Estados e poder debater sobre educação. Teremos uma grande troca de informações e conhecimentos”.

Tiago afirmou que ao final, irá dividir e repassar a experiência. “Fiquei muito feliz, essa é uma grande oportunidade. É um grande privilegiado. É uma iniciativa muito boa do Governo Federal. Como representante de turma, queremos transmitir e difundir nossas expiriências aos colegas”.

Sair da versão mobile