Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Advogado Jorge Araken é internado com infecção óssea “gravíssima”

JorgeDe acordo com o último Boletim Médico divulgado pela equipe do Instituto de Traumato-Ortopedia (Into), a infecção óssea do desembargador aposentado Jorge Araken Faria da Silva, de 75 anos, é classificada como “gravíssima”.

A família, com ajuda do chefe da equipe do Into no Acre, Rodrigo Minuano, tenta a transferência imediata do paciente do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco para a sede do instituto no Rio de Janeiro. “Não pode haver demora”, angustia-se Jorge Araken Filho, “Meu pai já recebeu transfusão de sangue porque está com forte anemia”.

Araken está há 2 meses sem andar, em consequência de uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril esquerdo. O paciente não se recuperou bem da segunda cirurgia, necessária para ajustar problemas na primeira intervenção.
Após a segunda cirurgia de correção da prótese, houve uma fratura no fêmur (osso da coxa) direito. É essa fratura que não está cicatrizando, devido ao diabetes.

Há formação de escaras (feridas), complicações no quadro respiratório e insuficiência vascular crônica. “O risco de morte é muito alto”, lamenta Jorge Araken Filho. “Meu pai é um homem que tem 50 anos de serviços prestados ao Acre e viveu de maneira honesta. Não tem recursos para ir ao Rio de Janeiro em um momento desses. Precisamos de ajuda”.

Até o fim desta edição, a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde não havia confirmado se teria condições de efetivar a transferência de do HC de Rio Branco para o Into do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile