Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim apresenta Prêmio ODM às famílias ligadas ao projeto vencedor

Prêmio ODM 2O prefeito Raimundo Angelim reuniu nesta sexta-feira, 1, famílias ligadas aos projetos de hortas comunitárias, jardinagem e floricultura e feiras populares em Rio Branco para apresentação do troféu do Prêmio de Desenvolvimento dos Objetivos do Milênio, que ele recebeu das mãos da Presidenta Dilma Roussef na última quarta-feira,30, em Brasília. Foi a segunda vez que a Prefeitura de Rio Branco ganhou o prêmio pelo compromisso no cumprimento das Metas do Milênio.

O encontro ocorreu no auditório da Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) e reuniu, entre outros, o pesquisador-chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Acre, Judson Valentin; representantes de organizações da agricultura familiar, de defesa dos direitos da mulher, segurança alimentar e inclusão socioprodutiva.

A PMRB foi vencedora com as  práticas  do Projeto Jardinagem Comunitária, iniciativa da Coordenadoria Municipal da Mulher; Projeto Hortas comunitárias nos Vazios urbanos, iniciativa da Coordenadoria Municipal de Economia Solidária e Feiras de Agricultura familiar nos bairros, Coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Os empreendimentos beneficiam famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social e mulheres vítimas de violência, totalizando 4,6 mil pessoas que alcançam renda mensal de cerca de dois salários mínimos.  “Vocês são os vencedores”, resumiu o prefeito Angelim visivelmente emocionado.

O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa arrojada no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o PNUD e com o MNCS.  A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.

Na cerimônia em Brasília a Presidente Dilma lembrou o ex-Presidente Lula, o grande responsável pelo esforço brasileiro no cumprimento das Metas do Milênio. “Eu queria, de fato, aqui, fazer uma homenagem especial ao presidente Lula. Tenho certeza que faço essa homenagem pelo desempenho do presidente Lula em se comprometer no Brasil com a questão do desenvolvimento e da oportunidade para os mais pobres deste país. E o seu comprometimento internacional com a luta pela erradicação da pobreza nas regiões pobres do nosso planeta, que ele conhecia bem, porque são muito parecidas com o Brasil, e pelo nosso posicionamento levado pelo presidente Lula no que se refere à África, à América Latina e ao Caribe. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile