26 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Angelim inicia construção de Academia ao Ar Livre para deficientes físicos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
13/06/2012 - 18:56
Manda no zap!CompartilharTuitar

Academia ao ar livreO prefeito Raimundo Angelim assinou nesta quarta-feira, 13, ordem de serviço para construção de uma  Academias da Comunidade ao Ar Livre  para uso exclusivo de pessoas portadoras de deficiência física,  na praça da Casa dos Conselhos, no bairro da Estação Experimental. Os investimentos chegam a R$31.314,59 em recursos próprios  em uma área construída de 135,18 metros quadrados.  A academia é vinculada ao programa Saúde em Movimento, neste caso  ligado ao Núcleo de Vida Saudável do Centro de Saúde Barral Y Barral.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, lembrou O projeto tem parceria com os governos Federal, Estadual e com a cooperativa de saúde Unimed. O ato foi realizado na Casa dos Conselhos   nas presenças de secretários municipais, entre eles Osvaldo Leal (Saúde), lideranças comunitárias e de organizações de defesa dos direitos da pessoa deficiente e portadores de necessidade especiais, além de moradores da região. O secretário de Estado da Segurança Social, Antonio Torres, representou o governador Tião Viana.

A Academia da Comunidade ao Ar Livre é composta de dez aparelhos básicos de baixo impacto físico que tem como objetivo estimular o sistema nervoso central, além de oferecer musculatura aumentar a capacidade cardio respiratória e a mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora. As academias comunitárias estão no âmbito do programa Saúde em Movimento. Pela parceria com a Unimed, a cooperativa mantém os profissionais que realizam o acompanhamento dos participantes do programa.

O circuito da Academia ao Ar Livre para cadeirantes  é formado por um conjunto de dez equipamentos:  esqui triplo conjugado (para utilização simultânea de três pessoas); simulador de cavalgada (para utilização simultânea de três pessoas); remada sentada (para a utilização simultânea de uma pessoa); simulador de caminhada triplo conjugado (para utilização simultânea de três pessoas); mulitexercitador conjugado com seis ou mais funções (para utilização simultânea de três pessoas); alongador com três alturas conjugado (para utilização simultânea de três pessoas); rotação diagonal dupla (para utilização simultânea de duas pessoas); rotação vertical (para utilização simultânea de duas pessoas); surf duplo conjugado (para utilização simultânea de duas pessoas) e pressão de pernas triplo conjugado (para utilização simultânea de três pessoas). Essa quantidade de equipamentos atende simultaneamente a 25 pessoas.

Vida na praça
O prefeito destacou a política de inclusão social e acessibilidade em sua gestão. As obras públicas todas contemplam equipamentos que facilitam a vida de cadeirantes e portadores de necessidades especiais, no transporte público há serviços especiais para esse grupo e, por último, o advento da Academia ao Ar Livre exclusiva para pessoas deficientes. “Esta praça da Casa dos Conselhos é bonita. Com a Academia ao Ar Livre, ela terá vida”, disse o prefeito.

A prática habitual de atividade física com o uso destes equipamentos com acompanhamento por profissionais de educação física e de saúde, além de prevenir, também pode diminuir os fatores de risco das doenças e agravos não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares e circulatórias (hipertensão, diabetes, aneurisma cerebral, infarto) e outras. A Academia ao  Ar Livre   potencializa o  sistema de atenção primária à saúde, que se completa com o fomento à atividade física aliado ao monitoramento dos cadastrados. (Ascom PMRB)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

FEM celebra os 50 anos do Acre com apresentações artistico-culturais em espaços abertos do centro da capital

Próxima Notícia

Sindicato nacional dos docentes recusa proposta do governo federal

Mais Notícias

Governo do Acre inaugura Rodovia AC‑445, ligando Bujari a Porto Acre. Foto: Thauã Conde/Deracre
Geral

Governo entrega rodovia AC-445 que liga Bujari a Porto Acre nesta quarta, 26

25/11/2025
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
4º destaque

Restituição do IRPF libera mais de R$ 1,1 milhão no Acre e beneficia quase 600 contribuintes

25/11/2025
Foto: Arquivo/TRE/AC
Geral

TRE-AC vence prêmio nacional de inovação com o projeto Nativa IA

25/11/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

Projeto que atualiza regras do transporte coletivo avança na Câmara e deve ir a plenário nesta quarta

25/11/2025
Foto: Arquivo pessoal
6º destaque

Bocalom e Alysson entregam quarta escola revitalizada e credenciada de Rio Branco: “Respeito à comunidade rural”

25/11/2025
black friday
5º destaque

Mais da metade dos rio-branquenses não pretende comprar na Black Friday 2025, aponta pesquisa

25/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Sindicato nacional dos docentes recusa proposta do governo federal

Servidores das justiças eleitoral e federal paralisam durante 24 horas

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre