Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim inicia construção de Academia ao Ar Livre para deficientes físicos

Academia ao ar livreO prefeito Raimundo Angelim assinou nesta quarta-feira, 13, ordem de serviço para construção de uma  Academias da Comunidade ao Ar Livre  para uso exclusivo de pessoas portadoras de deficiência física,  na praça da Casa dos Conselhos, no bairro da Estação Experimental. Os investimentos chegam a R$31.314,59 em recursos próprios  em uma área construída de 135,18 metros quadrados.  A academia é vinculada ao programa Saúde em Movimento, neste caso  ligado ao Núcleo de Vida Saudável do Centro de Saúde Barral Y Barral.

O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, lembrou O projeto tem parceria com os governos Federal, Estadual e com a cooperativa de saúde Unimed. O ato foi realizado na Casa dos Conselhos   nas presenças de secretários municipais, entre eles Osvaldo Leal (Saúde), lideranças comunitárias e de organizações de defesa dos direitos da pessoa deficiente e portadores de necessidade especiais, além de moradores da região. O secretário de Estado da Segurança Social, Antonio Torres, representou o governador Tião Viana.

A Academia da Comunidade ao Ar Livre é composta de dez aparelhos básicos de baixo impacto físico que tem como objetivo estimular o sistema nervoso central, além de oferecer musculatura aumentar a capacidade cardio respiratória e a mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora. As academias comunitárias estão no âmbito do programa Saúde em Movimento. Pela parceria com a Unimed, a cooperativa mantém os profissionais que realizam o acompanhamento dos participantes do programa.

O circuito da Academia ao Ar Livre para cadeirantes  é formado por um conjunto de dez equipamentos:  esqui triplo conjugado (para utilização simultânea de três pessoas); simulador de cavalgada (para utilização simultânea de três pessoas); remada sentada (para a utilização simultânea de uma pessoa); simulador de caminhada triplo conjugado (para utilização simultânea de três pessoas); mulitexercitador conjugado com seis ou mais funções (para utilização simultânea de três pessoas); alongador com três alturas conjugado (para utilização simultânea de três pessoas); rotação diagonal dupla (para utilização simultânea de duas pessoas); rotação vertical (para utilização simultânea de duas pessoas); surf duplo conjugado (para utilização simultânea de duas pessoas) e pressão de pernas triplo conjugado (para utilização simultânea de três pessoas). Essa quantidade de equipamentos atende simultaneamente a 25 pessoas.

Vida na praça
O prefeito destacou a política de inclusão social e acessibilidade em sua gestão. As obras públicas todas contemplam equipamentos que facilitam a vida de cadeirantes e portadores de necessidades especiais, no transporte público há serviços especiais para esse grupo e, por último, o advento da Academia ao Ar Livre exclusiva para pessoas deficientes. “Esta praça da Casa dos Conselhos é bonita. Com a Academia ao Ar Livre, ela terá vida”, disse o prefeito.

A prática habitual de atividade física com o uso destes equipamentos com acompanhamento por profissionais de educação física e de saúde, além de prevenir, também pode diminuir os fatores de risco das doenças e agravos não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares e circulatórias (hipertensão, diabetes, aneurisma cerebral, infarto) e outras. A Academia ao  Ar Livre   potencializa o  sistema de atenção primária à saúde, que se completa com o fomento à atividade física aliado ao monitoramento dos cadastrados. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile