A Associação de Portadores de Hepatite no Acre (Aphac) está realizando um projeto denominado. “Aphac na Luta por Direitos e Cidadania”. Esse projeto faz parte do Ministério da Saúde em parceria com o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais e Unesco. A Aphac foi a única selecionada no país. A execução do projeto é de quatro meses.
O objetivo principal é capacitar 100 agentes multiplicadores em Direitos Humanos para instrumentar lideranças comunitárias, portadores de Hepatites virais, população em situação de maior vulnerabilidade a DST/HIV/AIDS e HV para a promoção e defesa dos Direitos Humanos relacionados a esses agravos.
Após a capacitação, os agentes irão participar de ações integradas (coletas, vacinas, divulgação, palestras). Com essa oportunidade as informações serão divulgadas com complexidade, explicou Heitor Junior, presidente da Aphac. “Estamos na última turma e o projeto está sendo realizado na Vigilância Epidemiológica Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. No total, serão capacitadas 160 pessoas, sendo 100 custeadas pelo Ministério da Saúde e 60 pela Aphac. O público alvo são associados, estudantes universitários e profissionais da área da saúde. Essas pessoas irão dar visibilidade e informações precisas sobre essas patologias”.
A associação acreana foi a única selecionada para participar de importantes eventos. “Estive em Brasília participando do 3º seminário nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids e 1º seminário nacional de Direitos Humanos e Hepatites Virais. Fui a única pessoa entre os 230 participantes em compor a mesa de abertura do evento. Para o Acre isso é muito importante, estamos ganhando uma grande visibilidade, pois o nosso trabalho muitas vezes não é divulgado”, informou o presidente.
O Acre é um dos Estados brasileiros com mais casos de Hepatite proporcionalmente, afirmou Heitor. “Hoje temos mais de 100 mil portadores de Hepatites que estão desenvolvendo a doença e não sabem, principalmente a Hepatite C, desenvolvidas na desproteção em gabinetes odontológicos e salões de beleza. No total, temos 6.500 associados na Aphac. Quase ¼ da população tem Hepatite. São registrados dez óbitos por mês de portadores da doença”.
A Aphac é uma associação sem fins lucrativos. Quem quiser conhecer o trabalho da instituição pode entrar no blog www.aphacacre.blogspot.com. A associação fica na Rua Farroupilha, número 268, bairro Bosque. O telefone para contato é o (68) 3224-3828.