Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Áreas isoladas do RO, Acre, AM e MT têm comunicação via satélite

Com uma grande extensão territorial (a maior do país), a Amazônia Legal possui cerca de 1.000 antenas que fazem parte de um sistema remoto de comunicação chamado de VSAT, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Na Regional Porto Velho do Sipam, que abrange, além de RO, os estados de Mato Grosso, Acre e Sul do Amazonas, há, ao todo, 130 antenas.
Comunicação
Com quase 240 mil Km² em extensão territorial, Rondônia tem muitas áreas isoladas de difícil acesso e outras possivelmente ainda desconhecidas. Desde 2010, 16 bases da Fundação Nacional do Índio (Funasa) contam com a tecnologia inovadora de comunicação do Sipam. No total, há 30 antenas no Estado.

Uma delas está instalada na Terra Indígena Rio Omerê, localizada no sudoeste de Rondônia. Na Omerê, há 2 etnias com apenas 8 indivíduos. Há 3 índios kanoê e 5 akuntsun que vivem isolados. “Estão desaparecendo. Houve muitas chacinas, eles foram praticamente dizimados”, conta, por telefone via VSAT, Hemanuella Choxinskx, auxiliar indigenismo.

Segundo Emanuella, a principal utilização da antena é para ligação telefônica, especialmente para pedidos de socorro.  (Globo.com)

Sair da versão mobile