Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Arraial Cultural começa no dia 2 de julho

Arraial-Cultural---FO Arraial Cultural, festa tradicional e que existe há 14 anos, inicia na próxima semana. De 2 a 8 de julho, no Arena da Floresta, a festa começa às 18hs e vai até às 23hs. Este ano, o tema “O Povo do Acre festeja Luiz Gonzaga” é uma homenagem, já que se Luiz estivesse vivo completaria 100 anos.

A programação ainda não foi concluída. De acordo com Carla Martins, coordenadora do arraial, um grande show será realizado. “Estamos fechando a programação. O que podemos adiantar é que estaremos realizando um show no sábado, 7 de julho, com Daniel Gonzaga, neto do Luiz Gonzaga. Esse show será para festejar o centenário de Luiz Gonzada. O país inteiro está fazendo comemorações, reconhecendo o grande trabalho que ele fez, influenciando boa parte dos grandes artistas da Música Popular Brasileira. Ele é um ícone e essa será uma justa homenagem”.

Além do show, haverá o concurso de quadrilhas. “No Concurso Estadual de Quadrilhas, todas de Rio Branco estarão participando. Há quatro anos, apenas algumas participavam. São 11 de Rio Branco e cerca de nove dos municípios. A vencedora participará do Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, nos dias 21 e 22 de julho no Tocantins, representando o Estado do Acre. A premiação é em dinheiro e as quadrilhas recebem ajuda de custo”, explicou Carla.

Comidas tradicionais, brincadeiras e muita diversão serão itens garantidos, afirmou a coordenadora. “Teremos 94 barracas de alimentação e aproximadamente 120 permissionários trabalhando no arraial. Também terá o espaço do artesanato, o espaço “Saudade do Seringal”, onde montamos a casa da farinha. Este ano também terá a participação de uma cooperativa de Cruzeiro do Sul, que vai trazer os produtos produzidos lá. Para as crianças terá brinquedos infláveis e barraca das tradições com brincadeiras. O espaço do forró foi criado ano passado e deu certo, por isso iremos fazer novamente este ano, além do 2º Encontro dos Sanfoneiros”.

Carla afirmou que este ano espera que o arraial supere as expectativas. “Geramos cerca de 250 empregos temporários na mão-de-obra de costureiras, trabalhadores nas obras e na decoração. Temos feito um esforço muito grande, em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios e com a Economia Solidária. Ano passado o arraial foi um sucesso. É um espaço tranquilo, com segurança e de entrada gratuita. Contamos com a presença de toda a população”, concluiu.

Sair da versão mobile