Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim lança campanha de educação ambiental em Rio Branco

O prefeito Raimundo Angelim abriu nesta terça-feira,6, Dia do Meio Ambiente, a  Semana do Meio Ambiente em Rio Branco, que entre várias e diferentes teve, no dia de seu lançamento oficial, o início da Campanha  de Educação Ambiental –Qualidade de Vida em Rio Branco, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e a apresentação do Plano Municipal de Gestão Energética Eficiente, pela Eletrobras.   A campanha da Semeia busca promover  a mudança de atitude das pessoas  com o meio em que elas  vivem.
Educação ambiental 2
A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação e reuniu autoridades como Marcos Bachiega, superintendente do Banco do Brasil; Mary Cristina, promotora do Meio Ambiente do Ministério Público do Acre; Luiz Martins, representante da reitoria do Instituto Federal de Educação no Acre (Ifac); Cleísa Brasil, pesquisadora da Embrapa e secretária-executiva do Comitê de Mobilização Popular (Coep), além de secretários do município de Rio Branco e gestores estaduais, como o secretário de Estado do Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus.

O grupo de educação ambiental da Semeia apresentou a peça Edu Limpeza e Seus Amigos da Natureza, de teatro de fantoche, e os garotos do Clube do Talento, programa mantido inclusive com apoio da Prefeitura de Rio Branco, também mostraram sua arte.  A secretária Silvia Brilhante, titular da Semeia, apresentou o projeto que faz parte da Semana do Meio Ambiente.

A “Campanha de Educação Ambiental – Qualidade de Vida em Rio Branco” vem sendo realizada desde 2006 pela Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal  e visa minimizar os impactos ambientais locais para  chamar atenção e sensibilizar a população para a problemática ambiental.

A campanha abrange a área urbana do município, nas residências, escolas, mercados, postos de saúde, instituições públicas e privadas, assim como nas universidades. Os temas abordados estão relacionados aos problemas ambientais identificados na cidade, como: desperdício de água, acondicionamento e deposição de resíduos, queimadas urbanas, além de divulgar a implantação da coleta seletiva no município e difundir a Legislação Ambiental de Rio Branco.

As ações da campanha vêm sendo realizadas desde o mês de janeiro e terá continuidade até o mês de novembro. O mês de junho foi escolhido como referência para a divulgação da “Campanha de Educação Ambiental Qualidade de Vida em Rio Branco-2012”.  (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile