Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Centro de vacinas especiais mudou de endereço

 O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) mudou de endereço. Destinado aos pacientes que necessitam das vacinas especiais, o centro foi removido para um lugar mais amplo e confortável para os usuários.

 Segundo Jorge Cunha, gerente da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização, a vacina oferecida pelo CRIE é diferenciada das normais. “O CRIE é um anexo do Programa Nacional de Imunização, porém essa divisão só atende as pessoas que tem alguma deficiência congênita ou crônica, ou seja, aquelas que não podem tomar as vacinas de rotina por alguma indicação médica. A vacina do Crie é especial”.

 O centro funciona no mesmo local onde são realizados testes rápidos de HIV. “Antes funcionava na Maternidade Bárbara Heliodora. Hoje funciona na Rua Guiomard Santos, número 74, bairro José Augusto (ao lado da Igreja Batista do Bosque – IBB). Essa mudança foi por conta do espaço físico insuficiente, por conta do atendimento médico, que é realizado antes de tomar a vacina”, explicou o gerente.

 Na ocasião, Jorge Cunha falou sobre a campanha de vacinação para Poliomelite e Hepatite B, que iniciaram no último sábado. “Já atingimos 52% do público alvo da vacina para Poliomelite, que são as crianças menores de 5 anos. A meta é alcançar 95%. Ao mesmo tempo, estamos lançando a campanha na intensificação no combate da Hepatite B. A primeira dose é agora na campanha da Poliomelite. A segunda será na multivacinação e a terceira será no mês de novembro. O nosso Estado é endemico à Hepatite B, onde o público jovem está sujeito a contrair o vírus. A campanha já está acontecendo nos 22 municípios desde o dia 16 e vai até 06 de julho. Iremos ter uma grande mobilização no dia 03, durante a última semana de vacinação. Será em frente ao Palácio Rio Branco”, finalizou.

Sair da versão mobile