Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Corpo de Bombeiros realiza simulação de um grave acidente

Para dar início à Semana de Prevenção e Combate ao Incêndio, uma simulação de um acidente entre um ônibus com 30 pessoas e um caminhão com 15 mil litros de combustível foi realizada na manhã de hoje, 25, na esquina da Rua Beijamin Constant e Arlindo Porto Leal (entre a Assembléia Legislativa e Palácio Rio Branco).
Simulação bombeiros 2
A ação, desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros e em parceria com vários órgãos da segurança pública e saúde, atraiu vários curiosos. Na simulação, foi realizado o acidente, combate ao fogo no caminhão de combustível e salvamento das vítimas realizado pelos bombeiros. A vítima que estava em estado gravíssimo foi resgatada pelo helicóptero João Donato e encaminhada à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital das Clínicas. A outra, em estado grave, foi resgatada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB). As demais foram atendidas pelos enfermeiros e médicos do SAMU e alunos do curso de enfermagem da Uninorte.

Segundo o Coronel Flávio Pires, comandante do Corpo de Bombeiros, a simulação foi realizada com sucesso. “Essa foi uma oportunidade de um grande treinamento. É importante, pois assim temos a oportunidade de fazer um trabalho integrado com vários órgãos de todas as áreas, 13 instituições estão participando. Esse treinamento retratou a possibilidade de uma situação real. Tivemos um saldo positivo”.

O secretário de Segurança Pública Reni Graebner esteve presente no local. Ele falou que a simulação serviu de treinamento para os profissionais. “O Estado está preparado para situações como esta, mas é preciso prática e treinamento, pois sem isso é impossível atender as ocorrências. Isso é de grande importância”.
José Ivan passava pelo local e assustou-se com a situação. Chegou a pensar que fosse real. “Achei que o rapaz estava morto. Minha mulher ficou até nervosa. Pensei que era verdade, me assustei”.

O atendimento às supostas vítimas aconteceu de forma rápida, afirmou Socorro Rodriges, coordenadora médica do Samu. “Efetuamos um salvamento rápido. Na simulação fizemos uma triagem das vítimas que estariam em estado grave e as que estavam menos machucadas. Duas foram à obito. As mais graves são transportadas imediatamente e as outras aguardaram. Dessa forma, vidas podem ser salvas”.
A estudante Elaine Barreto foi uma das vítimas da simulação.  Ela disse que aprendeu muito e que irá contribuir para sua futura profissão. “Isso foi muito importante para nós. Caso ocorra uma situação como esta no nosso dia-a-dia, podemos salvar vidas. Foi uma experiência incrível e vou levar para a minha vida profissional. Assim, poderei ajudar pessoas que estão nessas situações”, finalizou.

Simulação bombeiros 7

Simulação bombeiros 3

Simulação bombeiros 4

Simulação bombeiros 5

Simulação bombeiros 6

Simulação bombeiros 8

Simulação bombeiros 9

Simulação bombeiros 10

 

Sair da versão mobile