Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Correios lança selo especial em homenagem ao aniversário de 50 anos do Estado do Acre

Com uma tocante solenidade marcada pela presença de representantes do governo do Estado do Acre e pessoas que viveram ou representam o Movimento Autonomista Acreano, o Correios Acre lançou nessa sexta-feira, 15, dia de comemoração da criação do Acre Estado, o selo especial homenageando o aniversário de 50 anos do estado. O evento aconteceu no Memorial dos Autonomistas, onde repousam os restos mortais de Guiomard dos Santos, responsável pela transformação do Acre em estado, e sua mulher Lydia Hammes.
lancamento do selo dos 50
O selo especial e o carimbo comemorativo circularão durante todo o mês de julho, além de um cartão postal especial com a temática do movimento autonomista que criou o Acre Estado. O diretor do Correios do Acre, Luiz Gonzaga, disse que, “Selos são janelas abertas pelo mundo. Por meio desse pequeno pedaço de papel circulam informações do Brasil para todo o planeta”. O selo comemorativo traz a imagem do momento exato da assinatura da lei que transformou o Território do Acre em Estado do Acre.

Após uma apresentação especial da Rádio Humanizar , com a temática da Era de Ouro do rádio, várias autoridades e personagens do movimento autonomista usaram o carimbo comemorativo do cinquentenário para marcar cartões postais. O ponto alto desse momento foi quando o governador em exercício, César Messias, carimbou um cartão postal e entregou a Osmir Lima, que representava todos os autonomistas e tem sua juventude marcada pela luta de Guiomard Santos e tantos outros em transformar o Acre em estado.

O governador em exercício César Messias disse que, “O Acre faz 50 anos de Estado, mas o movimento autonomista faz 102. Nesses 50 anos de estado tivermos muitas conquistas, muitas mesmo. Mas de 13 anos pra cá, tivemos uma mudança significativa”. Nascido em Cruzeiro do Sul, César Messias fez questão de relembrar a importância da integração acreana através da BR-364. Só os Correios vão economizar R$ 6 milhões de reais por ano em transporte de mercadorias, que antes só poderiam ser entregues via aérea. “Eu gostaria de prestar uma homenagem ao governador Tião Viana por ter concluído esse sonho para todos nós”, disse César Messias. (Agência Acre)

Sair da versão mobile