27 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Deputados e enfermeiros discutem melhorias para a categoria

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
23/06/2012 - 03:11
Manda no zap!CompartilharTuitar

A Assembleia Legislativa (Aleac) realizou na manhã de ontem, no teatro Hélio Melo, audiência pública para discutir a situação dos profissionais de Enfermagem no Estado. Durante a audiência, proposta pelo deputado estadual Eduardo Farias (PCdoB), presidente da Comissão Saúde Pública e Assistência Social, enfermeiros e técnicos de enfermagem apresentaram suas reivindicações e pediram apoio dos deputados.
Audiencia-pública---F
Os deputados Wherles Rocha (PSDB), Chagas Romão (PMDB) e Geraldo Pereira (PT), além de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), do Ministério Público Estadual (MPE) e do Pró-Saúde, participaram da audiência pública.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Adailton Cruz, lembrou que entre as reivindicações da categoria está melhorias nas condições de trabalho; piso salarial para os enfermeiros; fixação da jornada de trabalho; garantia da eleição para escolha dos responsáveis técnicos, entre outros.

“Hoje é um dia importante para nossa categoria. Estamos nos reunindo com deputados e com representantes de vários órgãos para apresentar nossas reivindicações e cobrar melhorias para toda categoria. Nós queremos valorização, chega de sofrimento”, desabafou.

O deputado Eduardo Farias, revelou que a audiência é uma forma de promover um diálogo aberto entre o governo e os profissionais, buscando soluções para os principais problemas, visando principalmente oferecer um atendimento de qualidade para a população.

“Queremos ouvir a categoria e saber quais as suas necessidades. Esse é um momento importante para que possamos buscar alternativas e soluções para os problemas. Sabemos que avançamos muito. Nossa Saúde melhorou consideravelmente e queremos continuar avançando, visando sempre oferecer um melhor atendimento a nossa população”, destacou.

O promotor de Defesa da Saúde Pública do MPE, Glaucio Oshiro, parabenizou a iniciativa da Aleac e disse que o órgão está a disposição dos profissionais para que sejam apresentadas as reivindicações, visando sempre a valorização da categoria.

Durante a audiência, vários enfermeiros apresentaram suas reclamações, reivindicações e propostas. A expectativa é que representantes da categoria, do Governo do Estado e de outros órgãos se encontrem para discutir ações concretas de melhorias para os profissionais

Deputados garantem apoio a enfermeiros
Os deputados Wherles Rocha (PSDB), Chagas Romão (PMDB) e Geraldo Pereira (PT) participaram da audiência e fizeram questão de manifestar apoio aos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Eles lembraram, entre outras coisas, a importância dos profissionais para o bom funcionamento do sistema de saúde.

“Sabemos dos avanços e também que ainda existem alguns problemas que precisam ser resolvidos. Aquilo que for real e transparente vamos apoiar, pois sabemos da importância desses profissionais para salvar vidas. Não podemos politizar esse debate, pois olhando para o passado, percebemos que hoje vivemos um novo momento”, disse Geraldo Pereira.

Para o deputado Chagas Romão a audiência pública foi fundamental para que os enfermeiros apresentassem suas reivindicações e pudessem se unir na luta por melhores condições de trabalho e melhorias salariais.

“Como deputados nós devemos caminhar sempre ao lado do povo. Vocês são profissionais importantes para salvar vidas e precisam ser valorizados. Sabemos de pessoas que estão cansadas pela grande carga de trabalho. O salário não é o ideal e ainda tem outras dificuldades. Então quero me colocar sempre a disposição para ajudar no que for preciso”, afirmou.

O deputado Wherles Rocha criticou o sistema adotado pelo Pró-Saúde, afirmando que a entidade prejudica os profissio-nais, trazendo assim, muitos prejuízos para a categoria. Ele também lamentou a desvalorização dos enfermeiros e técnicos.

“Esse Pró-Saúde foi um verdadeiro vilão para os profissionais. Precisamos rever os contratos, pois os trabalhadores estão sendo prejudicados. Visitando as unidades de Saúde percebemos que precisamos avançar muito. Não podemos tratar com descaso uma categoria que cuida de vidas”, disse.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Representante do governo destaca avanços
O secretário adjunto de Saúde, médico Amsterdam Sandres, participou da audiência pública e destacou os avanços na Saúde Pública do Acre. Ele lembrou que nos últimos anos o Governo do Estado vem trabalhando para garantir a valorização dos profissionais, com melhorias salariais e nas condições de trabalho.

“Nos últimos anos tivemos muitos avanços. Claro que sabemos que ainda temos dificuldades, mas estamos trabalhando para solucionar cada uma de nossas deficiências. Mas não podemos negar que muitos foram as melhorias. O Governo do Estado tem uma preocupação especial com a valorização dos profissionais, pois sabe que eles são responsáveis pelo atendimento à população”, disse.

Ele ouviu atentamente as reivindicações da categoria e disse que o governo sempre esteve aberto ao diálogo com os profissionais. Para o secretário, o momento é de unir forças em busca da solução dos problemas.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Projeto de musealização do geoglifo “Tequinho” será lançado com oficina piloto

Próxima Notícia

Homem é preso após abordar e agredir trabalhador e ainda dar voz de prisão a militar

Mais Notícias

Foto: Instagram
Destaques Cotidiano

Seiva Colab Amazônica oferece sessões de cineclubes e oficinas criativas em Rio Branco; confira a programação

26/08/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
2º destaque

Ufac aprova vestibular presencial para Medicina e define novas regras de ingresso nos cursos de graduação

26/08/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
Geral

Festival Estadual da Canção prorroga inscrições e abre espaço para novos talentos no Acre

26/08/2025
Foto: Reprodução
6º destaque

Comissão da Câmara aprova envio de ofícios ao MP para investigar denúncias de assédio na RBTrans

26/08/2025
Homicídios entre menores de 19 anos cai pela metade no Acre em 2025, aponta MPAC
1º destaque

Homicídios entre menores de 19 anos cai pela metade no Acre em 2025, aponta MPAC

26/08/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Ufac abre vagas remanescentes para mestrado em ciência florestal com entrada ainda em 2025

26/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Homem é preso após abordar e agredir trabalhador e ainda dar voz de prisão a militar

Polícia Militar prende traficante no Preventório

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre