Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

DST/Aids orienta a população no Centro de Rio Branco

Campanha SesacreO Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) da Secretaria de Estado de Saúde promoveu, em comemoração ao Dia dos Namorados, uma atividade para lembrar aos casais sobre a proteção. Uma equipe técnica do departamento esteve no Calçadão da Benjamin Constant.

Segundo Marília Carvalho, técnica e enfermeira do DST/Aids, vários serviços foram ofertados. “É uma campanha de ação preventiva e busca novos casos de HIV. Realizamos testes rápidos, com resultado em 15 minutos, distriuição de preservativo e orientação à população quanto às DSTs”.

Vários casos da doença estão sendo detectados com ações como esta. “Os casos de doenças sexualmente transmissíveis aumentaram entre jovens, pessoas casadas e idosos, o que faz com que as ações sejam focadas neste público. Como a oferta de teste está maior, rapidamente estamos detectando a doença”, afirmou a técnica.

Até o final do ano todos as unidades de saúde irão realizar os testes, afirmou Marília. “Quem desejar fazer o teste podem procurar o Centro de Testagem do Acre (CTA), que fica em frente à Igreja Batista do Bosque, o Serviço de Assistência Especializada (SAE), no Hospital das Clínicas e também pode procurar o Centro de Saúde Cláudia Vittorino, no bairro Taquari. Em breve a população poderá fazer o teste em qualquer centro de saúde”.

João Lopes da Silva, de 78 anos, foi realizar o teste. Ele disse que é uma grande vantagem fazê-lo. “A Aids é uma doença que demora muito tempo para apresentar sintomas. Às vezes a pessoa tem e nem sabe. É importante fazer esse teste, além disso a população tem que se prevenir”, finalizou.

Sair da versão mobile