Profissionais da área Transferência de Tecnologias da Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária estão em Feijó para o monitoramento da produção de leite em quinze propriedades rurais do município. A atividade faz parte do Projeto Estruturação de um modelo de transferência de tecnologia para fortalecimento da produção de leite no Acre, que iniciou esse ano e está na fase de levantamento de dados nos municípios da região do Baixo Acre e de Tarauacá/Envira, onde serão realizadas as ações.
O projeto reúne produtores de leite, empresas de laticínios e extencionistas para formatar um modelo de assistência técnica que integre agricultor, extensão rural e pesquisa agropecuária. “O projeto visa contribuir com o aspecto metodológico de transferência de tecnologia e gerar núcleos de referência em produção de leite, fortalecendo o nível organizacional e tecnológico dos agricultores de maneira que a atividade se torne mais rentável para toda a cadeia produtiva”, diz o analista da Embrapa Acre, Alexandre Monteiro, líder do projeto.
O projeto, que terá duração de três anos, iniciou com a identificação de três municípios: Feijó, Plácido de Castro e Acrelândia, onde foram realizadas reuniões com os parceiros envolvidos nos meses de maio e junho. Em Feijó, cerca de quinze produtores participaram das discussões e foi agendada à realização do diagnóstico socioeconômico das quinze propriedades. As próximas etapas estão marcadas para o mês de julho em Plácido de Castro e Acrelândia. O projeto é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), Cooperativa dos Pequenos Produtores do Baixo Acre (Coopel), Laticínio Acrelândia, Laticínio Nutril. (Ascom Embrapa)