Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Embrapa inicia projeto para fortalecer produção de leite no Acre

Profissionais da área Transferência de Tecnologias da Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária estão em Feijó para o monitoramento da produção de leite em quinze propriedades rurais do município. A atividade faz parte do Projeto Estruturação de um modelo de transferência de tecnologia para fortalecimento da produção de leite no Acre, que iniciou esse ano e está na fase de levantamento de dados nos municípios da região do Baixo Acre e de Tarauacá/Envira, onde serão realizadas as ações.

O projeto reúne produtores de leite, empresas de laticínios e extencionistas para formatar um modelo de assistência técnica que integre agricultor, extensão rural e pesquisa agropecuária.  “O projeto visa contribuir com o aspecto metodológico de transferência de tecnologia e gerar núcleos de referência em produção de leite, fortalecendo o nível organizacional e tecnológico dos agricultores de maneira que a atividade se torne mais rentável para toda a cadeia produtiva”, diz o analista da Embrapa Acre, Alexandre Monteiro, líder do projeto. 

O projeto, que terá duração de três anos, iniciou com a identificação de três municípios: Feijó, Plácido de Castro e Acrelândia, onde foram realizadas reuniões com os parceiros envolvidos nos meses de maio e junho. Em Feijó, cerca de quinze produtores participaram das discussões e foi agendada à realização do diagnóstico socioeconômico das quinze propriedades. As próximas etapas estão marcadas para o mês de julho em Plácido de Castro e Acrelândia. O projeto é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), Cooperativa dos Pequenos Produtores do Baixo Acre (Coopel), Laticínio Acrelândia, Laticínio Nutril. (Ascom Embrapa)

Sair da versão mobile