27 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Exposição No Coração do Mundo fala sobre o Povo Yawanawa na Rio+20

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
22/06/2012 - 20:30
Manda no zap!CompartilharTuitar

Com toda a beleza e encanto da cultura brasileira, o Galpão da Cidadania é a maior vitrine de toda essa riqueza na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o espaço é organizado pelo Ministério da Cultura. A exposição “No coração do mundo”, é uma das mais visitadas e de maior interação com o público.
Exposição Yawanawa
A exposição mostra a história e luta do povo Yawanawa, que no evento representa as 15 etnias indígenas do Acre. Na manhã desta sexta-feira, 22, o governador Tião Viana e a primeira-dama, Marlúcia Cândida, foram homenageados pelo carinho, respeito e apoio que tiveram para com o povo. Na ocasião Marlúcia representou o governador, que recebeu um quadro do autor da exposição, Marcos Lopes, e de sua esposa Ana Bravo.

“O Tião Viana tem uma característica muito forte, que é de cuidar, e às vezes sua maneira de cuidar e mostrar confiança é dizer para seguir em frente, para fazer, que ele apoia. Os Yawanawa tem isso, quando estivemos lá, nos esperaram para nos receber, nos trataram com carinho, nos mandaram seguir para conhecer sua cultura. Deram-nos o melhor de seu povo”, diz Marlúcia, que estava acompanhada da secretária de Política para as Mulheres, Concita Maia, que também foi homenageada. Também estavam presentes ao evento e foram homenageados a chefe da Casa Civil, Márcia Regina, o assessor dos Povos Indígenas, Zezinho Kaxianwa e o secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus.

Biraci Yawanawa, agradeu a presença de Marlúcia e reforçou a importância do apoio do Governo do Estado ao povo Yawanawa e os outros povos indígenas do Acre. “O Governo do Acre sempre teve um respeito muito grande pelos povos indígenas, com os ex-governadores Jorge Viana, Binho Marques e agora com Tião Viana, que sempre foi um grande amigo”, disse.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A exposição – ‘No Coração do Mundo’ não se trata de uma exposição comum – é uma exposição fotográfica sensorial, considerada um chamado da floresta amazônica para compartilhar a essência da energia da floresta, seus segredos e descobertas e assim unir o visitante com o coração da Terra.

Concebida como a “inserção de uma floresta e seus habitantes em solo urbano” a exposição permite ao visitante – no momento em que atravessa o túnel coberto de vegetação – vivenciar experiências multissensoriais, multidisciplinares e educativas através das fotos e das instalações tecnológicas que fazem o visitante participar da emoção dos cantos, danças e arte do povo Yawanawa.

As imagens de Marcos Lopes contam para os homens de todo o mundo a história do povo indígena Yawanawa, sua luta pela liberdade e principalmente o resgate da cultura ancestral de um povo quase extinto pelo homem branco no início dos anos 1970. As imagens foram feitas no mais importante festival de intercâmbio cultural dos Yawanawa, o Festival Yawa, que promove o renascimento e o redescobrimento de como um povo pode manter vivos em pleno século 21 sua grande espiritualidade e seu patrimônio cultural.

Marcos conta que conheceu a história do povo Yawana e foi amor a primeira vista. “Quando conheci a história deles, me apaixonei. Então Bira me convidou para ir até a aldeia, para conversar com seu povo, para eles decidirem se eu poderia fazer um trabalho sobre eles. A exposição possibilita que os brasileiros e gente de outros países conheçam um pouco da história desse povo, que representa tão bem a Amazônia”, diz.

Para conhecer mais do trabalho de Marcos Lopes, acesse: www.marcoslopes.com. (Agência Acre)

Exposição Yawanawa 2

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Convenção da FPA no Montanhês define Marcus Alexandre como candidato à PMRB

Próxima Notícia

PP fecha aliança com o PMDB e Abner será vice na chapa de Kiefer Cavalcante

Mais Notícias

Foto: Instagram
Destaques Cotidiano

Seiva Colab Amazônica oferece sessões de cineclubes e oficinas criativas em Rio Branco; confira a programação

26/08/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
2º destaque

Ufac aprova vestibular presencial para Medicina e define novas regras de ingresso nos cursos de graduação

26/08/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
Geral

Festival Estadual da Canção prorroga inscrições e abre espaço para novos talentos no Acre

26/08/2025
Foto: Reprodução
6º destaque

Comissão da Câmara aprova envio de ofícios ao MP para investigar denúncias de assédio na RBTrans

26/08/2025
Homicídios entre menores de 19 anos cai pela metade no Acre em 2025, aponta MPAC
1º destaque

Homicídios entre menores de 19 anos cai pela metade no Acre em 2025, aponta MPAC

26/08/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Ufac abre vagas remanescentes para mestrado em ciência florestal com entrada ainda em 2025

26/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

PP fecha aliança com o PMDB e Abner será vice na chapa de Kiefer Cavalcante

Vau do Jaboque

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre