Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Extensa programação marca os 35 anos de descobertas dos Geoglifos do Acre

Geoglificos2706A partir de hoje (27) até o dia 30 deste mês, na semana de eventos que marca os 35 anos da descoberta dos primeiros Geoglifos na Amazônia, o Estado do Acre sedia o II Simpósio Internacional de Arqueologia da Amazônia, com a presença de pesquisadores do Brasil e do exterior, além de gestores públicos e empresários envolvidos com o tema.

Após a programação do lançamento do projeto de Musealização do Geoglifo Tequinho, realizada nos dias 25 e 26, hoje (27) pela manhã a Assembleia Legislativa do Acre concede uma Moção de Aplauso ao pesquisador Alceu Ranzi e ao Grupo de Pesquisa Geoglifos da Amazônia. À noite, com sessão solene, será iniciada a programação do II Simpósio Internacional de Arqueologia da Amazônia.

Na abertura do simpósio, às 19h30, no Palácio da Justiça, no centro de Rio Branco, haverá uma série de palestras com pesquisadores de renome como Ondemar Ferreira Dias Jr., Franklin Levy e Alceu Ranzi, que foram os primeiros cientistas responsáveis pela descoberta dos geoglifos no Acre e pela sua difusão no meio científico.

No programa do evento estão pontuados debates, palestras e mesas redondas, além eventos culturais, como a exposição fotográfica “Geoglifos do Acre – 35 anos de descobertas”, que reúne fotos de Edison Caetano e Diego Gurgel, e o lançamento do documentário “Na trilha dos geoglifos”, de Marisa Dwir.

A reunião científica traz experientes pesquisadores do Brasil e do exterior, como Clark Erickson (University of Pennsylvania/EUA), Sanna Saunaluoma (University of Helsinki/Finlândia), Francis Mayle (University of Edinburgh/Escócia), José Iriarte (University of Exeter/Inglaterra), Denise Pahl Schaan (Universidade Federal do Pará e Grupo de Pesquisa Geoglifos da Amazônia), Gisele Daltrini Felice (Pesquisadora da Fundação Museu do Homem Americano/Parque Nacional da Serra da Capivara/Universidade Federal do Piauí) e Wenceslau Teixeira (Embrapa Solos/RJ), entre outros.
O evento internacional é uma realização do Grupo de Pesquisa Geoglifos do Amazônia com patrocínio do Banco da Amazônia, Iphan e Governo do Estado.

Moção de aplausos homenageia pesquisadores do Grupo Geoglifos da Amazônia
Pela manhã, a partir de 10 horas, a Assembleia Legislativa do Acre concede em sessão ordinária uma Moção de Aplauso de autoria do deputado estadual Eduardo Farias (PCdoB) ao pesquisador Alceu Ranzi e ao Grupo de Pesquisa Geoglifos da Amazônia, em homenagem o 35º aniversário das descobertas dos primeiros geo-glifos no Acre e em reconhecimento às importantes contribuições dos pesquisadores na divulgação e no estudo dos geoglifos. (Assessoria)

Sair da versão mobile