Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Funcionários do HSBC param atividades

Paralisação HSBCFuncionários do Banco HSBC em todo Brasil pararam hoje (14). O “Dia Nacional de Luta” foi realizado em Rio Branco, no centro da cidade. Os bancários protestaram por conta da baixa quantidade de funcionários nas agências. Eles querem mais contratações para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população e para a melhor qualidade de vida deles.

De acordo com Edmar Tonelly, presidente do Sindicato dos Bancários do Acre e funcionário do HSBC, os bancários estão trabalhando além dos horários previstos. “O HSBC está paralisando todas as agências para defender a contratação de mais funcionários. A carga horária de trabalho está excessiva hoje. O certo seria trabalhar 6 horas diárias, mas o bancário trabalha 13 horas, trabalhando 7 horas extras. Ele trabalha como se fosse por dois funcionários”.

O bancário relatou que clientes esperam na fila durante um tempo maior do que o previsto na lei. “Hoje o bancário está adoecendo por essa carga excessiva de trabalho. É estressante, um assédio moral para os funcionários. Não há respeito para nenhuma das partes. Tem clientes que ficam na fila de espera do banco durante 3 horas, não podemos aceitar isso”.

Segundo Ezequiel Souza, funcionário do HSBC, o trabalho excessivo tem causado danos à saúde dos bancários. “Estamos sofrendo um assédio moral. Não podemos atender bem os clientes estressados. Não concordamos com isso, não queremos ser sufocados, isso afeta até a nossa saúde. Estamos sobrecarregados e queremos que a sociedade nos apoie”.

Um documento está sendo preparado e será enviado ao MP. “O Sindicato vai mandar ao Ministério Público uma denúncia da prática abusiva do HSBC no tempo de atendimento e na falta de respeito aos clientes, além da carga execissa de trabalho dos funcionários. Alguma coisa tem que ser feita para que a situação seja normalizada”, concluiu Edmar.

Sair da versão mobile