A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, movimenta e promove uma série de eventos, exposições, seminários e debates que vão além das reuniões dos chefes de Estado para discutir a sustentabilidade do planeta. Uma das atrações mais comentadas da conferência, e mais disputada também, é a exposição Humanidade 2012. A convite do presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Carlos Mariane, o governador Tião Viana, acompanhado pela primeira-dama, Marlúcia Cândida, visitou o evento na manhã desta quinta-feira, 21, na capital fluminense.
Em um espaço inovador, de portas abertas, toda a sociedade foi convidada a refletir e aprofundar a compreensão acerca de um modelo possível de desenvolvimento que considere os impactos passados, presentes e futuros, para garantir melhores condições de vida em todo o planeta com crescimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente. Humanidade 2012 é também um foro democrático que oferece, além de encontros, seminários e oficinas, uma grande exposição aberta ao público para mostrar, de maneira lúdica, interativa e participativa, como esses conceitos têm se traduzido em iniciativas e ações importantes no país.
O governador Tião Viana convidou os presidentes da Fiesp e Firjan para realizar a exposição também no Acre. “Com o anúncio da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável nós vimos a possibilidade de divulgar a sustentabilidade, o planeta e o como as indústrias, em especial de São Paulo e Rio de Janeiro, duas grandes potencias industriais do Brasil, estão trabalhando dentro deste conceito. Tudo o que estamos mostrando aqui, como reciclagem, reaproveitamento e outras iniciativas sustentáveis, nossas indústrias estão fazendo. A princípio faríamos algo mais simples, mas com a parceria com a Fiesp e a prefeitura do Rio Janeiro foi possível sonhar mais alto e criar este espaço para apresentar de forma que as pessoas entendessem facilmente os conceitos que estamos apresentando aqui”, disse o vice-presidente da Firjan, Carlos Mariane.
Humanidade 2012 é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Fundação Roberto Marinho, Sesi-Rio, Sesi-SP, Senai-Rio, Senai-SP, com patrocínio da prefeitura do Rio, da Caixa Econômica Federal e do Sebrae, concebida para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável. A expectativa de público é de receber, até o dia 22, cerca de 200 mil pessoas.
A estrutura construída no Forte de Copacabana, um dos cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro, também é ponto de encontro, de visitação e de convivência durante a Rio+20, sendo uma contribuição dos realizadores à conferência promovida pela ONU.
“A ideia é mostrar para o mundo, não apenas para o Brasil, a situação do nosso planeta, os cuidados que ele necessita e como as indústrias tem trabalhado dentro de iniciativas sustentáveis para contribuir com o meio ambiente”, disse João Guilherme Sabino Ometo, vice-presidente da Fiesp.
Com uma arquitetura nova e impactante, ela leva a assinatura da cenógrafa Bia Lessa e foi idealizada a partir do conceito de que ser sustentável é ser simples: todos os materiais utilizados, dos andaimes aos tapumes, passando por móveis e até o lixo gerado, serão reaproveitados ao final do evento. (Agência Acre)