Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 1.200 famílias no Acre têm o bolsa família cancelado

BolsaO Bolsa Família tem se firmado, nos últimos anos, como uma das maiores fontes de renda da população de baixa renda. No entanto, os contemplados pelo programa precisam entender, de uma vez por todas, que é preciso cumprir os prazos para continuar com o benefício.

Por falta de atualização cadastral em 2011, 1.204 famílias acreanas tiveram seu benefício cancelado nesta semana. Isso significa que estas famílias terão de ir às coordenações do programa de suas prefeituras para entrarem com pedido de reversão do cancelamento. O prazo de recurso é de até 180 dias (isto é, até o começo de outubro para refazer a atualização cadastral e reaver o benefício).

Em todo o país, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) registrou o cancelamento de 400 mil pessoas, que não fizeram a atualização. O Governo Federal esperava a atua-lização de 1,7 milhão de famílias beneficiadas no final do ano passado, mas apenas 1,3 milhão (77%) atendeu a expectativa. Eles atualizam suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais.

Na região Norte, foram mais de 27 mil suspensões. Além dos 1.204 cancelamentos, as demais 25,8 mil suspensões foram: no Pará (12.444 casos); no Amazonas (5.501 casos); em Rondônia (3.950); em Tocantins (2.387 casos); no Amapá (995 casos) e Roraima (710 casos).   

Entre os dados que deve-riam ter sido atualizados, a Coordenação Geral de Concessão e Administração de Benefícios do MDS informa que estão: quantidade de membros da família, renda per capita, localização da escola dos filhos e mudança de endereço ou renda. Vale lembrar que é a cada 2 anos que os beneficiados devem atualizar suas informações.

Sair da versão mobile