Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 5 mil famílias no AM têm benefício do Bolsa Família suspenso

No Amazonas, 5.501 famílias tiveram o benefício do Bolsa Família, do Governo Federal, suspenso por falta de atualização cadastral em 2011. Em todo o país, 400 mil pessoas não fizeram a atualização. Na região Norte, foram mais de 27 mil cancelamentos.

Do total de 1,7 milhão de famílias que precisavam renovar no ano passado suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, 1,3 milhão atendeu à exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o que representa 77% do público envolvido nesse processo em 2011.

Segundo balanço do MDS, o estado do Acre teve 1.204 cancelamentos. O Amapá registrou  995. Já o Pará teve o maior número de benefícios suspensos. Foram 12.444. Rondônia contabilizou 3.950, Roraima 710 e Tocantins 2.387.

De acordo com a Coordenação Geral de Concessão e Administração de Benefícios do MSD, famílias com pendências ainda podem informar dados como quantidade de membros da família, renda percapta, localização da escola dos filhos e mudança de endereço ou renda. Quem está irregular tem até o início de outubro para fazer a atualização do cadastro.

A cada dois anos os beneficiários do Bolsa Família precisam ir à prefeitura do município onde moram e confirmar ou atualizar as informações cadastrais. Quem não comparecer para renovar os dados terá o benefício bloqueado e uma segunda chance antes do cancelamento. (G1/AM)

Sair da versão mobile