Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Novos geoglifos são descobertos na região de Boca do Acre

GeoglifosArqueólogos das Universidades Federais do Acre (Ufac), Pará e Rondônia realizaram um sobrevoo no último final de semana na região de Boca do Acre (AM), para fazer um levantamento para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a cerca dos Geoglifos. Os geoglifos são sítios arqueológicos em estrutura de terra construídos há cerca de 2.000 anos e trazem novas indagações sobre as civilizações que podem ter habitado a área no passado.

Segundo a arqueóloga Denise Schaan, no momento estão sendo realizados apenas estudos preliminares nas áreas. “Estamos realizando uma instrução do Iphan para o tombamento dos geoglifos. Esse é um processo longo. Foi definido que teríamos que selecionar os sítios arqueológicos, por isso fizemos o sobrevoo na região”.

Durante a pesquisa, novos geoglifos foram encontrados. “Visitamos os que sítios conhecidos, mas encontramos novos. Como foi realizada apenas uma visita áerea, hoje vamos à campo fazer uma análise concreta de cada um, para que possamos indicar para o tombamento”, disse a arqueóloga.

Para comemorar os 35 anos da descoberta dos Geoglifos, um evento será realizado. “Iremos realizar II Simpósio Internacional Arqueologia da Amazônia Ocidental: Geoglifos do Acre – 35 anos de descobertas, de 27 à 30 de junho, do Palácio da Justiça. Debates e palestrar irão fazer parte do evento, além da apresentação das nossas novas descobertas”, finalizou Denise.

Sair da versão mobile