Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operação ‘Tentáculos’ prende 27 pessoas

OS-PUXA-SACSOSEm um trabalho conjunto entre Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Civil, Segurança Pública e Departamento de Trânsito do Acre (Detran/Ac), a Operação “Tentáculos” efetuou a prisão de uma quadrilha formada por 27 pessoas. Mais de 500 habilitações foram fraudadas. Durante dez meses um policial civil, três policiais militares, psicólogos, nove autoescolas (Vitória, Adrian, Christus, Radar, Águia, Aquiri, Primavera, Habilitar e Farol II) e outras pessoas foram investigadas nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari.

Com R$ 1.000,00 era possível comprar a carteira de habilitação. Pessoas analfabetas, com problemas graves de visão e que foram reprovadas nas provas práticas e teóricas do Detran facilmente conseguiam a habilitação sem passar por nenhum teste. Os acusados vendiam Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), provas e testes psicotécnicos, retiravam multas e clonavam de documentos de veículos.
De acordo com o secretário de Polícia Civil Emilson Farias a quadrilha foi presa na madrugada de ontem (11). “A Polícia Civil se uniu com os demais órgãos para chegarmos aos autores. O nosso objetivo é atacar organizações criminosas. Às 4h da manhã mais de 130 policiais se reuniram para desbaratar essa quadrilha. O Detran, através da direção geral nos procurou. E essa integração nos fez chegar até os criminosos. O judiciário foi ágil na entrega dos mandados. A PC agiu com responsabilidade”.

Durante a investigações, as informações foram mantidas no sigilo, explicou Leandro Portela, promotor de Justiça. “O Grupo Especial do Combate ao Crime Organizado do MPE (GAECCO) iniciou as investigações. O nosso foco é punir qualquer pessoa que queira corromper o Estado, combatendo a corrupção. A integração entre os órgãos foi totalmente importante. Em 10 meses de investigação não houve vazamento de informações. Quem souber de algo ilícitos em que agentes públicos participam, pode denunciar ao Ministério”.

A diretora do Detran Sawana Carvalho procurou a Polícia Civil e o MPE. “Não aceitamos corrupção. Diante dos estudos realizados, percebemos que a má formação de condutores causavam muitos acidentes. Ao investigarmos dentro do órgão, descobrimos a fraude. Os procedimentos estavam corretos no nosso sistema, como se a pessoa tivesse passado por cada etapa. Os portadores da CNH serão ouvidos e investigados. Três servidores estão envolvidos e irão passar por procedimentos administrativos”, disse.

Os delegados Alcino Souza e Rodrigo Noll estiveram à frente das investigações. Alcino afirmou que os trabalhos irão continuar. “Foram presos examinadores, psicólogos e pessoas que fraudavam os documentos. Apreendemos carteiras de habilitação, RGs, documentos de veículos, provas teóricas, testes psicotécnicos em branco, 13 computadores e mais de R$ 7.500,00. A Polícia Civil não deixou nenhum detalhe passar em branco e as investigações não terminaram. Todos os acusados estão cumprindo prisão preventiva e irão ser julgados dentro da lei”.

As habilitações falsificadas serão canceladas. “A partir de desaparecimento de formulá-rios, foi iniciada a investigação. Depois surgiram novos elementos e possíveis crimes foram encontrados. As pessoas presas estavam com posse de documentos. Não habilitados tinham CNH. Os documentos estão sendo periciados e após a realização dessas perícias, carteiras de habilitação serão canceladas”, finalizou Rodrigo Noll.

Presos na Operação Tentáculos
Aleilson de Lima Almeida Curio – servidor do DETRAN
Antonio Teixeira Passos – Alunos soldado PM
José Carlos Sales da Silva – o Carlão – funcionário do DETRAN
Claudio Figueiredo Teles – Aluno soldado PM
Ayrton José Dassoler – Funcionário do DETRAN
Jorge Batista de Araújo – Policial civil do Instituto de Identificação
Sargento PM João Naldo Pereira Monteiro – Bujari
Aroldo Souza da Costa – Despachante de veículos – preso com dinheiro e cheque
Francisco Evando da Mota Paula – Despachante e agenciador
Bob dos Santos Martins – Instrutor de trânsito e apontado como cabeça da quadrilha
Francisco Raulino Júnior – despachante de veículos e pessoa de comando
José de Oliveira Santos
José Augusto Soares Ayache – motorista do Samu e instrutor de trânsito
Hipólito Aparecido da Silva
Anderson da Silva Oliveira
Ricardo Nascimento Barros
Landro da Silva Martins
Deivid dos Santos Bezerra
James costa Chaves
João da Silva Assumpção
Chaiene Braga do Nascimento
Alda bezerra da silva
Bil dos Santos Matias
Joelma costa Gondin
Franckcinato da Silva Lima
Fernanda Fernandes Mesquita – psicóloga
Nelinho Pires de Casto

Sair da versão mobile